Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Cientistas localizam gene que liga estrutura do cérebro a inteligência

Descoberta pode ajudar a entender por que algumas pessoas têm dificuldade de aprendizado

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h14 - Publicado em 11 fev 2014, 14h33

Pesquisadores encontraram um gene que vincula a inteligência à espessura da massa cinzenta cerebral. Segundo eles, a descoberta poderá ajudar os cientistas a entenderem como e por que algumas pessoas têm dificuldades de aprendizado, como portadores de esquizofrenia e autismo. O estudo foi publicado nesta terça-feira no periódico Molecular Psychiatry.

Os cientistas analisaram amostras do DNA de mais de 1 500 adolescentes saudáveis de 14 anos, assim como o córtex cerebral de cada um, por meio de exames de ressonância magnética. Essa região corresponde à camada mais externa do cérebro, chamada de massa cinzenta, e desempenha um papel fundamental na memória, atenção, percepção, consciência, raciocínio e linguagem. Além disso, os jovens foram submetidos a testes de inteligência verbal e não verbal.

Em uma segunda etapa, os pesquisadores analisaram mais de 54 000 variáveis genéticas possivelmente envolvidas no desenvolvimento cerebral e descobriram que, em média, os adolescentes com uma variante genética específica tinham um córtex mais fino no hemisfério cerebral esquerdo – e se saíam pior nos testes de capacidade intelectual.