Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Cientistas desenvolvem robô camaleão

Aparelho consegue mudar de cor conforme o ambiente em que se encontra

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h28 - Publicado em 16 ago 2012, 17h37

Pesquisadores da Universidade de Harvard desenvolveram um robô flexível capaz de mudar de cor para se camuflar no ambiente. A pesquisa foi publicada nesta quinta-feira na revista Science.

O aparelho é feito de borracha, possui quatro patas e tem canais em seu interior, ligados a um sistema de controle. Ao forçar ar por esses canais, os cientistas conseguem fazer o robô se movimentar.

Uma outra camada de canais foi adicionada ao robô, por onde uma grande variedade de corantes pode ser bombeada, tornando-o capaz de mudar de cor. Desse modo, ele consegue tanto se camuflar, como fazem os polvos e camaleões, como sinalizar sua presença com cores chamativas, como fazem os vagalumes.

A temperatura dos líquidos pode ser controlada, fazendo com que o dispositivo também mude de cor no espectro infravermelho. Os pesquisadores dizem que o robô pode ser útil para realizar atividades onde o uso de máquinas deve passar despercebido, como estudos sobre o comportamento de animais.

Veja o vídeo narrado por Stephen Morin, coordenador do projeto, e divulgado pela Science (em inglês, com legendas em português):

Continua após a publicidade
Publicidade