Cientistas descobrem os dois planetas mais parecidos com a Terra já registrados

Kepler-438b e Kepler-442b apresentam grandes chances de serem rochosos e estão a uma distância de suas estrelas que possibilita a presença de água líquida em sua superfície

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h07 - Publicado em 6 jan 2015, 18h16

Oito novos planetas foram encontrados na zona habitável de suas estrelas, ou seja, a uma distância em que a água líquida pode existir em sua superfície. Dentre eles, os cientistas destacam dois que são mais parecidos com a Terra do que qualquer outro exoplaneta (planeta localizado fora do Sistema Solar) conhecido até hoje. A descoberta foi anunciada nesta terça-feira, durante o evento da Sociedade Americana de Astronomia.

Os dois principais candidatos a Terra 2.0 são o Kepler-438b e o Kepler-442b. Ambos orbitam estrelas anãs vermelhas, menores e mais frias do que o Sol. Enquanto a órbita do primeiro é de 35 dias, o segundo completa uma órbita em sua estrela a cada 112 dias.

Com diâmetro apenas 12% maior do que o do planeta azul, o Kepler-4386 tem 70% de chance de ser rochoso, afirmam os pesquisadores, enquanto o outro, cerca de 30% maior do que a Terra, tem 60%.