Cientistas decifram o genoma do peixe-zebra, que será utilizado para estudo de doenças genéticas

O animal apresenta 70% dos genes semelhantes aos dos seres humanos

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h21 - Publicado em 18 abr 2013, 20h04

Cientistas conseguiram decifrar o genoma do peixe-zebra (Danio rerio, também conhecido como “Paulistinha”), comumente utilizado em estudos sobre doenças humanas, e descobriram que 70% dos genes deste pequeno peixe têm seu equivalente no ser humano.

Título original: The zebrafish reference genome sequence and its relationship to the human genome

Onde foi divulgada: revista Nature

Quem fez: Anton Enright, Robert Geisler,

Ronald H. A. Plasterk, Charles Lee, Monte Westerfield, Pieter J. de Jong, Leonard I. Zon, John H. Postlethwait, Christiane Nüsslein-Volhard, Tim J. P. Hubbard, Hugues Roest Crollius, Jane Rogers e Derek L. Stemple

Instituição: Wellcome Trust Sanger Institute de Cambridge, na Grã-Bretanha

Resultado: Os pesquisadores decifraram o genoma completo do peixe-zebra (Danio rerio) e descobriram que 70% de seus genes têm um equivalente nos seres humanos.

Este é o maior genoma decifrado até agora (26.000 genes codificados) e foi sequenciado com tanta precisão “que realmente podemos fazer comparações diretas entre os seres humanos e os genes do peixe-zebra”, explicou Derek Stemple, geneticista do Wellcome Trust Sanger Institute de Cambridge, no Reino Unido.

De acordo com o cientista, que chefiou dois estudos publicados esta quarta-feira na revista britânica Nature, 70% dos genes humanos têm um homólogo no peixe-zebra e, levando em consideração apenas os genes associados às doenças humanas, a proporção chega a 84%.

“Por exemplo, a principal causa da distrofia muscular no ser humano reside nas mutações de um gene chamado distrofina, e os peixes-zebra têm um gene distrofina. É muito similar. E as mutações do gene distrofina nos peixes-zebra também provocam neles a distrofia muscular”, destacou Derek Stemple em vídeo exibido na Nature para acompanhar estes estudos.

“A ideia é usar um organismo modelo como o peixe-zebra para tentar ver exatamente o que estes genes fazem, revisar cada gene do genoma e ver o que provoca no peixe uma perda de função”, disse Ross Kettleborough, que trabalhou na decodificação.