Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Cientistas criam traje que deixa surfista ‘invisível’ aos tubarões

Foram desenvolvidos dois tipos da roupa: um que camufla os usuários na água do mar, e outro que imita sinais da natureza que repelem os tubarões. Modelos já estão sendo vendidos na Austrália por 500 dólares

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h18 - Publicado em 18 jul 2013, 10h20

Cientistas australianos desenvolveram uma espécie de “manto da invisibilidade” para surfistas se livrarem do risco de ser atacados por tubarões. O traje, criado na Universidade Western Austrália com a ajuda do Sistema de Prevenção de Ataques de Tubarões (SAMS, sigla em inglês), já começou a ser vendido no país pela internet por cerca de 500 dólares (aproximadamente 1.110 reais).

A equipe de cientistas desenvolveu dois tipos do modelo. O Ellude permite camuflar os surfistas ou mergulhadores na água do mar. O Diverter, por outro lado, tem listras de cor branca e azul – seguindo padrões de raias das mesmas cores – e pretende simular os sinais de alerta da natureza que repelem os tubarões.

Um dos pesquisadores do projeto, Shaun Collin, afirmou que a fabricação dos trajes foi baseada em uma série de descobertas e observações dos tubarões. “Muitos animais são repelidos por outros que emitem sinais”, diz Collin. Segundo ele, o traje fará com que o tubarão pense que o surfista não é comestível.

Os modelos foram testados com os tubarões-tigre no litoral noroeste da Austrália. O teste, porém, não envolveu seres humanos. Para Hamish Jolly, do SAMS, porém, os resultados justificam comercializar a roupa desde já. Segundo os responsáveis pela pesquisa, novos testes serão feitos futuramente com tubarões brancos no país e também na África do Sul.

Leia também:

Com ajuda do filho, físico cria ‘capa de invisibilidade’ barata

Pesquisadores criam capa da invisibilidade ultrafina

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade