Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Cientistas atualizam mapa com distribuição de vertebrados pelo mundo

Novo mapa levou em conta 21.037 espécies de pássaros, mamíferos e anfíbios para dividir o mundo em 11 regiões biogeográficas

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h24 - Publicado em 21 dez 2012, 13h23

O naturalista inglês Alfred Russell Wallace é lembrado por ter sido um dos pais da teoria da seleção natural. Ao lado de Charles Darwin, ele foi um dos responsáveis por desenvolver uma das ideias que mudariam para sempre a história da biologia. Mas sua importância para as ciências naturais vai além disso. Wallace também é conhecido por ser um dos pioneiros da biogeografia, ciência que busca explicar as variações encontradas em animais e plantas de acordo com sua distribuição. Em 1876, ele desenvolveu um inédito mapa que dividia o mundo em seis grandes regiões zoogeográficas, mostrando como os animais se espalhavam pelo planeta. Apesar de extremamente desatualizado – lá se vão mais de 130 anos desde sua confecção – o mapa é extremamente importante para os estudos da biodiversidade global e é usado até hoje pelos pesquisadores da área. Por isso, cientistas da Universidade de Copenhague se uniram para atualizá-lo.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: An Update of Wallace’s Zoogeographic Regions of the World

Onde foi divulgada: revista Science

Quem fez: Ben G. Holt, Jean-Philippe Lessard, Michael K. Borregaard, Carsten Rahbek

Instituição: Universidade de Copenhague, na Dinamarca

Dados de amostragem: Dados sobre a distribuição geográfica de 21.037 espécies de pássaros, mamíferos e anfíbios

Resultado: Os pesquisadores criaram um mapa com a distribuição geográfica de espécies ao redor do mundo, dividindo o planeta em 11 grandes domínios biogeográficos. Assim, atualizaram um mapa criado no século 19 pelo naturalista Alfred Russell Wallace

Continua após a publicidade

Usando os dados de 21.037 espécies de mamíferos, pássaros e anfíbios, eles produziram um mapa para a nova geração de cientistas que organiza a distribuição dos vertebrados ao longo do planeta. A pesquisa onde o mapa foi divulgado foi publicada nesta quinta-feira na revista Science. “Nosso estudo é uma grande atualização de um dos mapas fundamentais das ciências naturais. Pela primeira vez desde a tentativa de Wallace, nós fomos capazes de fornecer uma grande descrição do mundo natural baseado em informações incrivelmente detalhadas de milhares de espécies de vertebrados”, diz Ben Holt, pesquisador da Universidade de Copenhague e um dos autores do estudo.

Esse é o primeiro trabalho do tipo a combinar informações evolutivas e geográficas de todos os mamíferos, pássaros e anfíbios conhecidos. O novo mapa mostra a divisão da natureza ao redor do globo em 20 regiões, agrupadas em 11 grandes domínios biogeográficos – contra os seis anteriores descritos por Wallace.

novo mapa

Além disso, o mapa mostra as relações entre cada uma dessas regiões. Cores parecidas denotam que as áreas têm uma grande semelhança biológica entre si. Austrália, Madagascar e América do Sul foram consideradas as regiões com a natureza mais singular, por isso têm cores mais destacadas no mapa.

mapa antigo

O novo desenho tem tudo para substituir o uso do velho mapa de Wallace entre os pesquisadores da área. “Apesar dos incríveis avanços nas ciências naturais, nós ainda estamos batalhando para entender as leis que governam a vida no planeta. Essa descrição holística do mundo natural pode se tornar uma nova pedra angular da biologia fundamental”, diz Carsten Rahbek, pesquisador da Universidade de Copenhague e coautor do estudo.

Leia também:

Obra completa de Alfred Wallace, cientista que desenvolveu a mesma teoria de Darwin, é publicada na internet

Continua após a publicidade

Publicidade