Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cientistas aprimoram útero artificial para ajudar prematuros de 5 meses

Nova tecnologia, testada em ovelhas, poderia ser usada para contornar a principal causa de morte entre crianças de até 5 anos de idade

Pesquisadores da Universidade Tohoku, no Japão, desenvolveram um útero artificial capaz de manter vivos fetos de carneiros extremamente prematuros, que vieram ao mundo no que seria o equivalente a um feto humano no quinto mês de gestação. A descoberta, publicada no dia 25, na revista científica American Journal of Obstetrics & Gynecology, é um avanço de um experimento de 2017, realizado pelos mesmos cientistas e que conseguiu gestar um cordeiro em sua última semana pré-natal.

A ideia do útero artificial é manter o bebê em um ambiente muito parecido com o qual ele estaria durante a sua fase de desenvolvimento gestacional. “Com o aprimoramento da tecnologia, o que hoje pode ser considerado algo futurista, deve se tornar um padrão de cuidado muito em breve”, afirma o médico Matt Kemp, um dos líderes da pesquisa.