Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

China lança sua segunda sonda lunar

Objetivo da Chang'e - 2 é obter imagens mais precisas da Lua

A China lançou nesta sexta-feira, às 19 horas (8 horas de Brasília), sua segunda sonda lunar, a Chang’e-2, mais uma etapa do ambicioso programa espacial de Pequim que pretende enviar homens à lua até 2020, informou o canal estatal CCTV. A emissora exibiu imagens do foguete na rampa de lançamento pouco antes da saída, mas não o momento do lançamento. Mais tarde, mostrou imagens do foguete se distanciando no céu perto da base de Xichang.

A missão Chang’e 2 permitirá obter imagens mais precisas que as do antecessor Chang’e 1 da região lunar onde a China pretende fazer pousar um robô até 2013.

Propaganda – O lançamento coincide com o aniversário da tomada de poder pelos comunistas na China. Em 1º de outubro de 1949, Mao Tse Tung proclamou na praça Tiananmen (Paz Celestial), em Pequim, a República Popular da China.

No ano de 2003, a China se tornou, depois da Rússia e dos Estados Unidos, o terceiro país a enviar um homem ao espaço.

Em setembro de 2008, durante a missão Shenzhou VII, um “taikonauta”, como os chineses denominam os astronautas, fez uma saída ao espaço, confirmando assim os avanços do país na exploração espacial.

(Com Agência France Presse)