Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

China lança sonda espacial nos próximos dias

Entre sexta-feira e domingo, o módulo deve ficar na órbita da Lua e retornar à Terra. A meta é testar tecnologias para futura missão que vai colher amostras do satélite

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h09 - Publicado em 22 out 2014, 15h31

A China lançará nos próximos dias uma sonda espacial que deve ficar durante algum tempo na órbita da Lua e retornar à Terra, informou a imprensa estatal chinesa nesta quarta-feira. O lançamento da sonda, que ainda não tem nome oficial, será realizado entre a sexta-feira e o domingo, de acordo com a agência Xinhua.

Os cientistas chineses tentarão trazer de volta à Terra o módulo orbital, projetado para resistir às altíssimas temperaturas provocadas pela fricção durante sua reentrada na atmosfera. O objetivo é testar tecnologias que serão usadas mais adiante na missão Chang’e-5 (nome da deusa da Lua na mitologia chinesa), destinada a coletar amostras de solo lunar.

Leia também:

China divulga primeiras fotos após pouso na Lua

Sonda espacial chinesa Chang’e 3 entra na órbita da Lua

Missão chinesa – Meio século depois do programa Apolo, dos Estados Unidos, a China quer se tornar a segunda nação a enviar um homem para o satélite da Terra, provavelmente depois de 2025.

O país lançou sua primeira missão lunar, Chang’e 1, em outubro de 2007, e a segunda no mesmo mês de 2010. A terceira, Chang’e 3 foi enviada em 2013 e pousou com sucesso na Lua – ela fez do país o terceiro, após Estados Unidos e União Soviética, a conseguir pousar na Lua em operação controlada. Os planos futuros incluem o envio da sonda nos próximos dias e de outra, em 2017, que deve completar a terceira fase do programa.

(Com AFP)

Continua após a publicidade
Publicidade