China envia primeiro astronauta civil ao espaço
Lançamento é feito em meio a acirramento da corrida espacial entre Estados Unidos e a potência asiática
A China enviou, nesta terça-feira, 30, três astronautas para substituir a atual tripulação da estação espacial do país, a Tiangong. Entre os novos tripulantes está o professor Gui Haichao, o primeiro civil chinês a ser enviado para o espaço.
Os astronautas que serão substituídos ficaram lá por seis meses e foram responsáveis por finalizar a construção da estação, que foi concluída em novembro, com o acoplamento do seu terceiro módulo.
Gui Haichao acompanhará o comandante Jing Haipeng e o engenheiro Zhu Yang Zhu nesta missão. “Acreditamos firmemente que a primavera da ciência espacial chinesa chegou e temos determinação, confiança e capacidade de concluir a missão”, afirmou Jing em entrevista coletiva concedida na última segunda-feira, 29.
Durante aproximadamente cinco meses, os tripulantes farão a manutenção da base de pesquisa e desenvolvem experimentos científicos. Futuramente, de acordo com autoridades locais, a estação ganhará mais um módulo que deverá permitir testes mais avançados e melhores condições de trabalho e moradia.
O lançamento foi feito em meio ao acirramento da corrida espacial entre Estados Unidos e a potência econômica asiática. Além da expansão da estação espacial, o país também anunciou que planeja levar astronautas chineses a Lua antes do final desta década.
Os Nasa, que já assumiu publicamente haver uma disputa entre os dois países, também têm planos ambiciosos. Em 2025, o país planeja levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra ao solo lunar. Ambos os rivais planejam missões permanentes de exploração do satélite.