Clique e assine a partir de 9,90/mês

Cápsula privada Dragon retorna à Terra

Primeira nave privada a realizar uma missão bem sucedida até a Estação Espacial Internacional pousou no Oceano Pacífico às 12h42

Por Da Redação - Atualizado em 6 maio 2016, 16h35 - Publicado em 31 maio 2012, 13h36

A cápsula Dragon, da companhia americana SpaceX, retornou nesta quinta-feira à Terra. É a primeira nave privada a chegar à Estação Espacial Internacional (ISS).

A espaçonave não-tripulada pousou nas águas do Oceano Pacífico às 12h42 (de Brasília). A manobra foi transmitida ao vivo pelo centro de controle de Missão da Nasa em Houston, através de seu canal de televisão.

Depois de sete dias de missão, a Dragon se desacoplou da ISS na manhã desta quinta-feira, retornando à Terra com cerca de 600 quilos do laboratório orbital.

O bem-sucedido voo foi considerado pelas autoridades e pelos especialistas como o marco de uma nova era nos voos espaciais, na qual empresas privadas poderão substituir a Nasa no transporte de carga e tripulação ao laboratório orbital.

Continua após a publicidade

Desde 2011, com o fim do programa de ônibus espaciais da Nasa, a Rússia era a única nação capaz de transportar astronautas e equipamentos à estação orbital.

(Com Agências EFE e France-Presse)

Publicidade