Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Camelos com enormes focinhos habitaram o Panamá há 20 milhões de anos

Miami, 15 mar (EFE).- A descoberta de fósseis de duas espécies de camelos no Panamá, com focinhos alongados, demonstra que esses animais viveram na América Central há 20 milhões de anos, e os cientistas buscam agora determinar se seriam eles antecessores da alpaca e da lhama da América do Sul.

‘Nunca antes haviam sido encontrados na América Central camelos dessa antiguidade’, declarou nesta quinta-feira à Agência Efe Bruce MacFadden, curador de Paleontologia de Vertebrados do Museu de História Natural da Flórida (EUA).

A descoberta arroja nova luz na história dos trópicos, uma região que contém mais da metade da biodiversidade do mundo e alguns dos mais importantes ecossistemas.

Aldo Rincón, geólogo que dirigiu o relatório elaborado sobre esta descoberta, ressaltou que os fósseis representam o primeiro reporte destes ‘pequenos e estranhos’ camelos na região.

‘Por sua vez, confirmam uma conexão terrestre entre a parte sul da América Central, México, Texas e Flórida no Mioceno’ (há 20 milhões de anos), indicou Rincón à Efe.

O cientista encontrou os fósseis na região de escavações das Cascatas durante as pesquisas paleontológicas e geológicas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian e pelo Museu de História Natural da Flórida em colaboração com a Autoridade do Canal do Panamá.

‘Além de agregar uma peça muito importante na evolução desta subfamília, os novos fósseis oferecem a oportunidade de entender a relação entre esses estranhos fósseis e os camelos atuais e as lhamas’, destacou. EFE