Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Boas de timing: flores sabem a hora de espalhar o perfume

Biólogos americanos descobriram que as petúnias só liberam odor quando os polinizadores chegam, seduzindo os insetos que garantem a reprodução das plantas

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h03 - Publicado em 30 jun 2015, 15h47

Na sedução, saber a hora certa de agir é uma qualidade preciosa, que separa os bem-sucedidos dos fracassados. As petúnias, flores de pétalas delicadas e comuns nos jardins brasileiros, são mestres nessa arte. De acordo com uma pesquisa publicada na segunda-feira (29) no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), elas sabem exatamente quando liberar perfume para atrair polinizadores e, assim, garantir a reprodução e a perpetuação dos genes.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, as petúnias desenvolveram um sistema sofisticado para relacionar a liberação de químicos perfumados ao momento em que os insetos que fazem a polinização estão ao redor. Assim, elas agarram os insetos “pelo perfume” e garantes as suas sementes.