Azul é a cor mais bêbada, diz estudo

De acordo com cientistas americanos, a incidência do alcoolismo é maior entre pessoas de olhos claros, especialmente aqueles de cor azul

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h03 - Publicado em 7 jul 2015, 17h35

Segundo geneticistas americanos, levar o seu amigo loiro de olhos azuis para o bar pode ser uma péssima ideia. Eles não saberão a hora de parar de beber e são os mais propensos a desenvolver alcoolismo, de acordo com as análises de cientistas da Universidade de Vermont, publicadas na edição de julho do periódico Neuropsychiatric Genetics.

O estudo sugere a ligação entre a dependência do álcool e componentes genéticos. Para verificar a relação, os pesquisadores analisaram 1 263 perfis genéticos de americanos, retirados de um banco de dados de pessoas diagnosticas com doenças mentais, que inclui o vício em drogas ou álcool. Em seguida, foram filtrados os perfis de ascendência europeia (de onde se originam os olhos claros) e os com alcoolismo.