Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ateus e religiosos fervorosos têm menos medo da morte

De acordo com estudo, pessoas que possuem crenças, mas não muito convictas, são as que mais temem pelo fim da vida

Pessoas muito religiosas e ateias têm menos medo de morrer do que indivíduos que acreditam em alguma entidade superior, mas sem grande fervor, indica um estudo publicado neste mês no periódico Religion, Brain and Behavior. O levantamento foi baseado em uma revisão de 100 pesquisas sobre a associação entre religião e ansiedade diante da morte.

Segundo Jonathan Jong, cientista do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolucionária da Universidade de Oxford, no Reino Unido, o estudo contraria a hipótese de que pessoas sem religião teriam mais medo da morte do que as demais. “Pode ser que o ateísmo também traga algum conforto ou que indivíduos sem medo de morrer não sintam necessidade de procurar uma religião”, afirma em comunicado.

O trabalho gira em torno de um conceito chamado Terror Management Theory (TMT), algo como “teoria da administração do terror”, em português. Segundo essa hipótese, o choque entre o desejo de viver e a noção da morte inevitável são a razão por trás da maioria dos valores culturais e dos rituais. Por causa desse conflito, criamos comportamentos que nos ajudam a evitar situações de risco ou esquecer que a morte chegará um dia.

Esse mecanismo de defesa também determinaria o desejo de se misturar a grupos sociais específicos, como os religiosos ou políticos. A teoria prevê que a ansiedade em relação à morte seria inferior em pessoas com graus elevados de religiosidade, e que indivíduos que temem o fim da vida naturalmente se sentiriam atraídos pela religião.

De fato, 30% dos estudos analisados indicavam uma relação entre níveis altos de religiosidade e menor medo de morrer. A surpresa foi constatar que, das onze pesquisas que consideravam dados de ateus, dez apontavam que esses indivíduos temiam menos a morte do que os demais. De acordo com os cientistas, o receio é maior para quem está no meio do caminho em termos de religiosidade.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. A religião é basicamente o enfrentamento da morte, é primitivo e o formato pouco mudou nos últimos 60.000 anos, o medo da morte é absolutamente normal em todas as espécies, nos humanos sejam ateus ou religiosos, o medo é o mesmo, faz parte do instinto biológico de auto-preservação.

    Curtir

  2. O que a pseudo-ciencia da veja tentou fazer, foi comparar “religiosos fervorosos” ou extremistas,
    com Ateus. Lembrando que Ateus não possuem crenças mágicas, portanto, não faz sentido temer o inevitável.  Agora religiosos alimentam a alucinação de duas vidas. Vários se explodem matando pessoas inocentes com a garantia desta vida extra junto a seu deus. Sem medo, acaba a necessidade de uma religião. Sem doutrinação infantil não existe medo em questionar. Sem medo em questionar, já era religião. Sem religião, não há massa de manobra. Sem massa de manobra acaba a corrupção.

    Curtir

  3. Edison Aparecido

    O ateu basicamente crê nos cinco sentidos, enquanto o religioso acredita no “algo” a mais (Deus). A ciência tentando unificar o “macro” universo (cosmo) e o “micro” universo (física quântica) se depara com dimensões que não se conhece ainda, ou seja, a vida em nosso universo continua um mistério a ser desvendado, portanto se a vida é um mistério, a morte é desvendada imediatamente após a vida. Para o “ateu” é o fim, para quem “crê” não. Prefiro viver na “alucinação de duas vidas”, “numa metamorfose”, fazendo o dia de amanhã melhor que o de hoje….em paz comigo e com meu semelhante, independente de qualquer que seja a opinião.Abraços.

    Curtir

  4. Robson La Luna Di Cola

    A diferença é que o ateu vai para um caldeirão de m… depois que morrer.

    Curtir

  5. Robson La Luna Di Cola

    Ateu é um retardado que acha que do nada, pode surgir tudo.

    Curtir

  6. “Seja quente ou seja frio, mas não seja morno”…

    Curtir

  7. Ex-microempresário

    Robson, e vc acredita que do nada pode surgir alguém que criou tudo?

    Curtir