Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Até os sapos escolhem parceiros inadequados, diz estudo

Pesquisa da revista 'Science' mostra como as fêmeas elegem sapos medíocres para acasalar. O estudo pode esclarecer a razão por que os humanos fazem escolhas “irracionais" de seus parceiros

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h02 - Publicado em 31 ago 2015, 16h31

Ao contrário do esperado entre os animais, as fêmeas dos sapos preferem ter filhos com os machos mais “medíocres” do grupo. Se tiverem muitas opções, elas desprezam os mais atraentes e acasalam com os que não são nem muito ruins, nem muito bons. De acordo com um estudo publicado na última semana na revista Science, a escolha da fêmea do sapo da espécie Physalaemus pustulosus (conhecido em inglês como túngara) pode ajudar a entender por que, no mundo animal, as fêmeas nem sempre são muito “espertas” ao escolher o pai de seus filhos.

Com um artigo intitulado “A irracionalidade na escolha do parceiro revelada pelos sapos túngara”, os pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, revelam como 80 fêmeas da espécie escapam aos modelos do que seria a racionalidade animal – racionalidade no sentido figurado, pois só os homens são dotados de razão. Elas não preferem os parceiros de acordo com critérios que ofereceriam mais vantagens do ponto de vista evolutivo.