Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Astrônomos descobrem ingrediente essencial à vida ao redor de estrela

Grupo de astrônomos detectou pela primeira vez açúcar ao redor de uma estrela similar ao Sol. Descoberta pode dar uma ideia a respeito da forma como a vida pode se originar em outros lugares do universo

Um grupo de astrônomos detectou pela primeira vez açúcar ao redor de uma estrela similar ao Sol, anunciou nesta quarta-feira o Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês).

Por meio de observações do radiotelescópio ALMA, situado no Deserto do Atacama, no Chile, os cientistas conseguiram captar moléculas de glicoaldeído no gás que rodeia a estrela IRAS 16293-2422. A estrela está localizada num complexo estelar chamado Rho Ophiuchi, que fica a 400 anos-luz da Terra.

“No disco de gás e pó que rodeia essa estrela de recente formação encontramos glicoaldeído, um açúcar simples que não é muito diferente ao que adicionamos em nosso café”, disse Jes Jorgensen, um dos autores do estudo e pesquisador do Instituto Niels Bohr, na Dinamarca.

Essencial à vida – Segundo o estudo, essa molécula é um dos componentes necessários para a formação do ácido ribonucleico (RNA), que, assim como o DNA, é um dos ingredientes fundamentais para a vida.

O glicoaldeído já tinha sido avistado no espaço interestelar anteriormente, mas esta é a primeira vez que se localiza tão próximo de uma estrela desse tipo, com distância equivalente a que separa Urano do Sol em nosso próprio sistema.

(Com agência EFE)