Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Astronautas tentam conter vazamento na Estação Espacial Internacional

Americana e japonês fazem caminhada espacial para estancar vazamento de amoníaco em um radiador da ISS

A astronauta americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide realizaram nesta quinta-feira, às 10h29 (horário de Brasília) uma caminhada espacial, não prevista no programa de sua missão, com o objetivo de fechar um vazamento de amoníaco em um radiador da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Os dois ocupantes da plataforma orbital permaneceram no exterior da ISS por seis horas e meia, conforme o previsto. A dupla cumpriu os passos para estancar o vazamento, mas será necessário aguardar algumas semanas para saber se o problema foi definitivamente resolvido. Os trabalhos de reparo fora da estação foram transmitidos ao vivo pela Nasa TV.

Temperatura – O amoníaco é um elemento fundamental para o controle térmico da estação. O objetivo da atividade desta quinta-feira foi fechar a fuga do sistema de esfriamento que se encontra no exterior do segmento americano da estação.

A princípio, a caminhada espacial estava prevista para 2013, mas a Nasa mudou de planos após detectar um aumento no vazamento, o que, segundo calcularam os controladores de voo, poderia afetar o funcionamento de um canal gerador de energia no fim do ano. Este gerador tem capacidade para alimentar um grande número de componentes da estação e, se ficasse fora de serviço, poderia provocar um superaquecimento que afetaria todo o complexo espacial. Esta é a terceira saída que Williams e Hoshide realizam durante a atual missão.

A atual missão da ISS conta com seis tripulantes.

(Com EFE)