Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Astronautas da ISS abrem escotilhas da cápsula Dragon

O sucesso da missão abre o caminho para um contrato de 1,6 bilhão de dólares da SpaceX com a Nasa para abastecer a estação espacial nos próximos anos

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) abriram na madrugada deste sábado as escotilhas da nave de carga Dragon, da empresa SpaceX, que foi acoplada na sexta-feira ao laboratório orbital. “As escotilhas entre o módulo Harmony da ISS e a cápsula Dragon foram abertas às 5h53” (6h53 de Brasília), anunciou a Nasa em comunicado. “Os membros da tripulação da Expedição 31 começarão agora as operações de descarga e recarga com o primeiro veículo de abastecimento privado”.

A SpaceX se tornou a primeira empresa privada a enviar a própria nave à ISS, iniciando uma nova era de voos espaciais privados. A cápsula Dragon, não tripulada, transportou quase meia tonelada de mantimentos e materiais científicos à ISS. A nave deve retornar à Terra com uma carga um pouco maior em 31 de maio.

A nave da SpaceX foi lançada na terça-feira de Cabo Canaveral, na Flórida, por um foguete Falcon 9. Até agora, apenas Rússia, Japão e União Europeia tinham a capacidade de transportar carga à ISS. Os Estados Unidos perderam a capacidade com a aposentadoria dos ônibus espaciais no ano passado.

O sucesso da missão abre o caminho para um contrato de 1,6 bilhão de dólares da SpaceX com a Nasa para abastecer a estação espacial nos próximos anos.

(Com Agência France-Presse)