Clique e assine a partir de 8,90/mês

Astronauta tira foto de estrela cadente a partir da ISS

A bordo da Estação Espacial Internacional, Ron Garan, da Nasa, registra detrito cósmico atravessando atmosfera terrestre durante chuva de meteoros

Por Da Redação - Atualizado em 6 Maio 2016, 17h03 - Publicado em 15 ago 2011, 16h03

O astronauta americano Ron Garan tirou a fotografia de uma estrela cadente durante a chuva de meteoros que ocorreu no sábado (13). Garan é um dos tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e capturou o momento exato em que um meteoro atravessava a atmosfera da Terra.

Chuva de meteoros – Todos os anos, em agosto, a Terra passa por um rastro de poeira e detritos espaciais deixados pelo cometa Swift-Tittle. Os objetos queimam em contato com a atmosfera do planeta a 250.000 quilômetros por hora, e seu brilho enfeita o céu dos dois hemisférios: é a chuva de meteoros Perseidas, conhecida há pelo menos 2 mil anos.

A chuva de meteoros foi mais intensa de sexta para sábado. Apesar de competir com a luminosidade da Lua cheia, o fenômeno proporcionou imagens espetaculares ao redor do mundo. De acordo com o site Space Wheather, algumas pessoas chegaram a observar 20 meteoros por hora durante o ápice da chuva espacial.

Publicidade