Astronauta americano quebra recorde de dias acumulados no espaço
Jeff Williams bateu a marca de Scott Kelly e, quando voltar à Terra, terá completado 534 dias no espaço

O astronauta Jeff Williams quebrou o recorde americano de dias acumulados no espaço na última quarta-feira. De acordo com anúncio da Nasa, a marca pertencia a Scott Kelly, que permaneceu no espaço por 520 dias acumulados. Quando Jeff retornar à Terra, em 6 de setembro, terá alcançado a marca de 534 dias de sua carreira navegando pelo cosmo, em quatro viagens ao espaço. O recorde mundial ainda pertence ao russo Gennady Padalka, com 879 dias acumulados no espaço.
Leia também:
O que aconteceu com o corpo de Scott Kelly durante um ano no espaço?
A volta de Scott Kelly: oito fatos sobre a missão de um ano na ISS
Scott Kelly anuncia que deixará a Nasa em abril
Na quarta-feira, Scott Kelly foi até Houston, nos Estados Unidos, onde fica a equipe de controle da missão, para felicitar o colega pelo feito. “Bom trabalho. Parabéns por superar meu número total de dias no espaço. É ótimo ver outro recorde sendo quebrado”, disse Kelly em vídeo divulgado pela Nasa.
Viagens ao espaço
Williams tem 58 anos, nasceu em Wisconsin, nos Estados Unidos, é casado, tem dois filhos adultos e três netos. O astronauta foi enviado ao espaço pela primeira vez em 2000. A bordo do ônibus espacial Atlantis, ele foi com a missão de auxiliar na preparação da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para sua primeira tripulação. Em seguidos retornos à ISS, Jeff viu a estação espacial crescer cada vez mais. Hoje, o laboratório espacial tem o tamanho de um campo de futebol e é composto por seis astronautas e cosmonautas .
Em 2009 e 2010, o astronauta atuou como engenheiro de voo na Expedição 21 e comandou a Expedição 22, quando o módulo Tranquility e a cúpula foram adicionados à estação. Na sua missão atual, Williams auxiliou na acoplagem do módulo BEAM e foi o primeiro visitante da cápsula inflável.
O astronauta saiu para a quarta caminhada espacial da sua carreira em 19 de agosto para ajudar a instalar uma vaga de estacionamento para os futuros táxis espaciais, junto com a engenheira de voo da Nasa, Kate Rubins. Ambos farão outra caminhada espacial juntos em 1 de setembro para mover uma peça de equipamento no exterior da Estação Espacial Internacional, que orbita a Terra.
(Com AFP)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.