Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Astronauta americano quebra recorde de dias acumulados no espaço

Jeff Williams bateu a marca de Scott Kelly e, quando voltar à Terra, terá completado 534 dias no espaço

Por Da redação 25 ago 2016, 14h43

O astronauta Jeff Williams quebrou o recorde americano de dias acumulados no espaço na última quarta-feira. De acordo com anúncio da Nasa, a marca pertencia a Scott Kelly, que permaneceu no espaço por 520 dias acumulados. Quando Jeff retornar à Terra, em 6 de setembro, terá alcançado a marca de 534 dias de sua carreira navegando pelo cosmo, em quatro viagens ao espaço. O recorde mundial ainda pertence ao russo Gennady Padalka, com 879 dias acumulados no espaço.

Leia também:
O que aconteceu com o corpo de Scott Kelly durante um ano no espaço?
A volta de Scott Kelly: oito fatos sobre a missão de um ano na ISS
Scott Kelly anuncia que deixará a Nasa em abril

Na quarta-feira, Scott Kelly foi até Houston, nos Estados Unidos, onde fica a equipe de controle da missão, para felicitar o colega pelo feito. “Bom trabalho. Parabéns por superar meu número total de dias no espaço. É ótimo ver outro recorde sendo quebrado”, disse Kelly em vídeo divulgado pela Nasa.

Viagens ao espaço

Williams tem 58 anos, nasceu em Wisconsin, nos Estados Unidos, é casado, tem dois filhos adultos e três netos. O astronauta foi enviado ao espaço pela primeira vez em 2000. A bordo do ônibus espacial Atlantis, ele foi com a missão de auxiliar na preparação da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para sua primeira tripulação. Em seguidos retornos à ISS, Jeff viu a estação espacial crescer cada vez mais. Hoje, o laboratório espacial tem o tamanho de um campo de futebol e é composto por seis astronautas e cosmonautas .

Em 2009 e 2010, o astronauta atuou como engenheiro de voo na Expedição 21 e comandou a Expedição 22, quando o módulo Tranquility e a cúpula foram adicionados à estação. Na sua missão atual, Williams auxiliou na acoplagem do módulo BEAM e foi o primeiro visitante da cápsula inflável.

O astronauta saiu para a quarta caminhada espacial da sua carreira em 19 de agosto para ajudar a instalar uma vaga de estacionamento para os futuros táxis espaciais, junto com a engenheira de voo da Nasa, Kate Rubins. Ambos farão outra caminhada espacial juntos em 1 de setembro para mover uma peça de equipamento no exterior da Estação Espacial Internacional, que orbita a Terra.

(Com AFP)

Continua após a publicidade
Publicidade