Clique e assine com 88% de desconto

Arqueólogos descobrem templo maia de adoração ao sol

Ruínas de 1.600 anos trazem representações do astro em diferentes momentos

Por Da Redação - Atualizado em 6 maio 2016, 16h30 - Publicado em 18 jul 2012, 23h59

Um grupo de arqueólogos descobriu no norte da Guatemala um templo que demonstra o culto dos antigos maias ao sol. O “Templo do Sol Noturno” foi encontrado no sítio arqueológico El Zotz, situado cerca de 500 quilômetros ao norte da capital guatemalteca, berço da civilização maia.

“Trata-se de uma estrutura incrível por sua arte e função para homenagear o sol”, explicou o arqueólogo americano Thomas Garrison durante a apresentação da descoberta na Cidade da Guatemala. Além de Garrison, da Universidade da Califórnia (EUA), participaram desse trabalho Stephen Houston, da Brown University, e Edwin Román, da Universidade de Austin (Texas). “As escavações oferecem uma visão sem precedentes de como os maias imaginavam o pós-vida e como a figura do sol foi combinada com a dos reis e suas dinastias”, acrescentou Houston.

Leia também: Arqueólogos encontram barragem maia de 80 metros

Estrutura foi construída para se destacar durante o nascer e o pôr do sol

Visão imponente – Com treze metros de altura e localizado em um dos pontos mais altos do vale de Buena Vista, o templo era uma presença imponente há 1.600 anos atrás, quando a cidade maia de Zotz vivia o seu apogeu, explicou Houston. O vale de Buena Vista foi uma das rotas mais importantes de comércio entre as zonas leste e oeste da região maia de Petén, conhecida também como uma zona de conflito entre os reinos de Tikal e Waka.

Publicidade

Pintado de vermelho, o templo representava o poder da dinastia reinante e foi planejado para parecer mais luminoso no nascer e no pôr do sol. Na decoração do templo, talhada na pedra, os arqueólogos identificaram representações de diferentes momentos do astro, desde seu nascimento no horizonte até o ocaso, em mais um indício da glorificação dos maias ao sol.

(Com agência EFE)

Publicidade