Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Após passeio no espaço, tocha olímpica volta à Terra

O russo Fiodor Yurchikhin, a americana Karen Nyberg e o italiano Luca Parmitano aterrissaram com a tocha das Olimpíadas de Inverno de Sochi 2014

A nave russa Soyuz TMA-09M, com três tripulantes a bordo e a tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014, retornou nesta segunda-feira com sucesso à Terra, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais, (CCVE) da Rússia.

O módulo de descida da Soyuz, que trouxe de volta ao planeta o russo Fiodor Yurchikhin, a americana Karen Nyberg e o italiano Luca Parmitano, aterrissou nas estepes do Cazaquistão. Os tripulantes da Soyuz cumpriram uma missão de quase cinco meses na Estação Espacial Internacional (ISS).

No sábado, dois russos fizeram a primeira caminhada espacial com a tocha olímpica dos Jogos de Sochi, que acontecem em fevereiro do ano que vem. Imagens feitas pelo cosmonauta Serguei Ryazansky foram transmitidas ao vivo pela rede de televisão estatal russa e mostraram seu colega Oleg Kotov levando a tocha – apagada.

A tocha foi levada ao espaço a bordo da nave russa Soyuz TMA-11M, que partiu na quinta-feira da semana passada da base de Baikonur, no Cazaquistão.

(Com agência EFE)