Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Após feito histórico, SpaceX tentará pouso no oceano neste domingo

Quase um mês após um pouso vertical do foguete Falcon 9, a empresa do bilionário Elon Musk tentará novo pouso, desta vez em plataforma flutuante no oceano

A empresa de transporte espacial SpaceX tentará pousar o foguete Falcon 9 em uma plataforma oceânica no próximo domingo, quase um mês depois do primeiro pouso vertical bem-sucedido. De acordo com a NASA, a agência espacial americana, o foguete levará a missão internacional Jason-3, liderada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) para o mapeamento do leito oceânico.

Leia também:

Pouso de foguete da SpaceX realiza feito histórico

Rosetta: cientistas tentarão último contato com sonda neste domingo

A SpaceX, do bilionário inventor Elon Musk, já fez três tentativas de pousar o Falcon 9 sobre uma plataforma flutuante no oceano. Todas falharam depois que o foguete se perdeu, colidiu com a barca ou desviou. No domingo, o foguete será lançado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, com propósito de reverter esta situação.

Cerca de dois minutos depois da decolagem, o foguete principal vai se separar, dar meia volta e disparar os seus propulsores para retardar a queda. Ao se aproximar do solo, o Falcon 9 vai acionar suas pernas de pouso na tentativa de aterrissar em segurança em uma plataforma no Oceano Pacífico.

A missão Jason-3 deve enviar informações sobre a topografia da superfície oceânica, continuando o trabalho iniciado pelas missões Topex/Poseidon, Jason-1 e Jason2. O horário previsto de lançamento é 10h42 no horário local (16h42 no horário de Brasília).

Equipamentos – O foguete Falcon 9 estará equipado com um altímetro que irá medir a variação do nível do mar, informando sobre a tipografia local. Os dados serão utilizados por cientistas e agências espaciais para pesquisas e operações oceanográficas.

Histórico – No dia 21 de dezembro de 2015, a SpaceX fez história ao conseguiu executar, pela primeira vez com sucesso, o pouso vertical de seu foguete Falcon 9.

Estas tentativas têm como objetivo a redução de custos de missões e a transformação de foguetes em naves com possibilidade de reutilização.

A SpaceX deve lançar sua primeira missão tripulada em 2017.

(Da redação)