Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alan Bean, quarto homem a pisar na Lua, morre aos 86 anos

O astronauta participou da missão Apollo 12, em 1969. Agora, apenas quatro dos doze homens que estiveram no satélite terrestre continuam vivos

O quarto homem a pisar na Lua, o astronauta americano Alan Bean, morreu neste sábado aos 86 anos em um hospital de Houston, no Texas, depois de sofrer uma doença repentina, segundo informou a Nasa em comunicado.

Bean fez parte da missão Apollo 12, que realizou a segunda aterrissagem lunar da história em 1969, e se transformou no quarto homem a pisar no satélite da Terra – antes dele, realizaram o mesmo feito (pela ordem) Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Pete Conrad.

“Alan era o homem mais forte e amável que já conheci. Ele era o amor da minha vida e sentirei muito sua falta. Um nativo do Texas, Alan morreu pacificamente em Houston rodeado daqueles que o amavam”, disse em nota Leslie Bean, esposa do astronauta durante 40 anos.

Segundo informações da agência espacial americana, Bean passou 31 horas na Lua, colhendo amostras do solo lunar e implementando vários experimentos com o comandante da missão, Conrad.

Com a morte de Bean, apenas quatro das doze pessoas que pisaram na Lua seguem vivas: Buzz Aldrin, Dave Scott, Charlie Duke e Harrison “Jack” Schmitt.

Além da missão à Lua, a Nasa destacou na nota de despedida o trabalho que Bean realizou a bordo da estação espacial Skylab, que esteve em operação entre 1973 e 1979.

Ali, a equipe liderada por Bean conseguiu produzir uma grande compilação de dados sobre os recursos da Terra e captou 76.000 fotografias do Sol para ajudar os cientistas a compreender melhor seus efeitos no sistema solar.