Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Adaga de Tutancâmon era feita com ferro de meteorito

Achados sugerem que os antigos egípcios atribuíam grande valor ao ferro obtido a partir de meteoritos para a realização de objetos preciosos

Cientistas da Itália e Egito identificaram que a adaga sepultada com o Rei Tutancâmon é feita com ferro obtido de um meteorito. De acordo com os pesquisadores, que publicaram recentemente os resultados da análise no periódico especializado Meteoritics & Planetary Sciences, os achados sugerem que os antigos egípcios atribuíam grande valor ao ferro obtido a partir de meteoritos para a realização de objetos ornamentais finos ou cerimoniais.

Leia também:
Metade da Europa Ocidental é ‘parente’ de Tutancâmon
Câmaras secretas na tumba de Tutancâmon são postas em dúvida
Novo projeto revela interior das pirâmides

Estudos anteriores de joias egípcias antigas já demonstravam a importância do material para a cultura do Egito. “O céu era muito importante para os egípcios antigos. Algo que caía dos céus era considerado um presente dos deuses”, disse Joyce Tyldesley, egiptóloga da Universidade de Manchester, no Reino Unido, autora de uma pesquisa de 2013 que identificou que as joias do Egito antigo vinham de ferro proveniente dos céus.

Adagas – Em 1925 o arqueólogo Howard Carter encontrou duas adagas – uma feita de ferro e outra com a lâmina de ouro – junto com o Rei Tutancâmon, mumificado há aproximadamente 3.300 anos. Durante décadas a antiga adaga feita de ferro foi vista como um mistério para pesquisadores, uma vez que durante todo aquele tempo ela não havia enferrujado.

Para acabar com as dúvidas sobre a adaga, a equipe de pesquisadores utilizou medições com um espectrômetro de fluorescência de raios-x (objeto que permite a identificação dos materiais componentes de um objeto, sua proveniência e as tecnologias utilizadas para a fabricação) e identificou que altos níveis de níquel combinados ao cobalto na composição da lâmina indicavam que o componente da lâmina não era proveniente da Terra, mas do espaço.

Assim, os pesquisadores foram capazes de comparar a composição da adaga com a de vários meteoritos conhecidos por terem caído na costa do Mar Vermelho e encontraram semelhanças com um meteorito chamado Kharga, encontrado a 240 quilômetros a Oeste de Alexandria, região que antigamente era conhecida como Amunia.

“Nossa pesquisa sugere que os egípcios antigos atribuíam grande valor ao ferro de meteorito na produção de objetos preciosos. Além disso, a alta qualidade da fabricação da lâmina de Tutancâmon, em comparação com outros artefatos feitos de ferro de meteoritos, sugere maestria significativa no trabalho com ferro na época de Tutancâmon”, afirmou no estudo a equipe, liderada pela pesquisadora Daniela Comelli, do Politecnico di Milano, na Itália.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Erenice Duca Barbosa Barbosa

    Era ou foi

    Curtir