Clique e assine a partir de 8,90/mês

A volta de Scott Kelly: oito fatos sobre a missão de um ano na ISS

Scott Kelly e o astronauta russo Mikhail Kornienko entram na atmosfera da Terra na madrugada desta terça para quarta-feira após um ano a bordo da Estação Espacial Americana (ISS)

Por Da Redação - Atualizado em 6 Maio 2016, 15h58 - Publicado em 1 mar 2016, 11h52

O astronauta americano Scott Kelly e o cosmonauta russo Mikhail Kornienko voltam à Terra na madrugada desta terça para quarta-feira após ficarem um ano a bordo da Estação Espacial Americana (ISS). A dupla, que pousará no Cazaquistão aproximadamente à 1 hora da manhã (horário de Brasília), realizou grandes feitos neste período, como a criação de uma alface, que foi a primeira “degustação” de alimentos cultivados no espaço, e a plantação de uma flor no ambiente de microgravidade da ISS. Os astronautas completaram 340 dias no espaço.

Leia também:

Astronauta Scott Kelly quebra recorde e se torna o americano há mais tempo no espaço

De olho em viagem a Marte, Nasa lança missão com astronautas gêmeos

Missão – A bordo da ISS desde 27 de março, Kelly participa de uma missão que inclui, na Terra, o irmão gêmeo dele, o astronauta aposentado Mark. Como eles possuem o mesmo material genético, a Nasa poderá comparar os dados psicológicos e moleculares de Scott com os de Mark. As diferenças podem ajudar a entender como a longa permanência em voos espaciais afeta o corpos e a mentes dos astronautas nas missões. Apesar da longa permanência de Kelly no espaço, o recorde mundial, atualmente, pertence ao astronauta russo Sergei Krikalev, que ficou 803 dias no espaço ao longo de seis missões.

O site de VEJA realizou uma lista com oito fatos sobre a missão de Kelly compilados pela Nasa:

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade