Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

90 pegadas de dinossauro são encontradas na Alemanha

De acordo com os paleontólogos, as pisadas foram feitas por um saurópode há cerca de 140 milhões de anos

Em uma pedreira em Rehburg-Loccum, cidade localizada em Hannover, na Alemanha, paleontólogos encontraram mais de 90 raras pegadas de um dinossauro. Segundo os especialistas, a trilha pode ter sido feita por um saurópode entre 135 milhões e 145 milhões de anos atrás. A espécie tinha como característica principal o pescoço comprido.

Para os paleontólogos, a trilha de pegadas foi considerada uma grande descoberta, pois estava completamente preservada. O dinossauro responsável pelos vestígios provavelmente pesava de 25 a 30 toneladas, pois deixou impressões com cerca de 1,20 metro de diâmetro e 43 centímetros de profundidade no solo.

Leia também:

Conheça a nova descoberta da era dos dinossauros

A versão ‘fofa’ e ‘real’ de ‘Jurassic World’

“A forma do pé e do tipo de passo é típica dos dinossauros de pescoço longo. Eles têm pegadas parecidas com as de elefante”, contou Benjamin Englich, diretor da escavação, em entrevista à agência de notícias alemã DPA. Além disso, de acordo com os pesquisadores, as impressões que ficaram no solo dão indícios de que o saurópode pode ter deixado mais rastros e, por isso, os paleontólogos removerão uma rocha para continuar a verificação da trilha.

Pegadas de milhões de anos – Apesar de serem raros, não é a primeira vez que os cientistas identificam rastros de dinossauros. Uma descoberta semelhante foi feita em 2009, na França. Na Alemanha. entre 2009 e 2011, outras pegadas de um dinossauro menor foram encontradas perto de Münchehagen.

Os saurópodes foram um dos dois grandes grupos de dinossauros. Além de corpos gigantes, pescoço muito comprido e cabeça pequena, eram quadrúpedes. A alimentação era inteiramente vegetariana. O braquiossauro é o exemplar mais conhecido dos saurópodes.

(Da redação)