Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vítima de raio em Praia Grande melhora, mas segue internada

Oito pessoas foram atingidas por descarga elétrica na praia – quatro familiares serão enterrados em São Paulo e em São José dos Campos, e três tiveram alta

A vendedora ambulante Regina Célia Freitas Nogueira, de 51 anos, é a única das oito pessoas atingidas por um raio em Praia Grande (SP) que permanece internada nesta terça-feira. Ela tem quadro de saúde estável, mas segue em observação na emergência do Pronto-Socorro Central da cidade, no litoral do Estado. Quatro banhistas morreram por causa da descarga elétrica e três turistas que tiveram ferimentos leves no rosto, uma mãe e duas filhas, já foram liberadas do hospital.

Leia mais:

Raio mata 4 pessoas e deixa 4 feridos em Praia Grande

Três mil raios atingiram São Paulo na madrugada

Como se proteger dos raios

EVITE:

Durante tempestades, saia de locais descampados como campos de futebol, praias, quadras ou estacionamentos. Isolada, a pessoa se torna o ponto mais alto, alvo preferencial dos raios. Por isso, também é indicado se afastar de árvores, postes, quiosques, veículos descobertos, linhas telefônicas ou de energia elétrica e não subir em topos de prédios ou morros.

PROCURE:

O melhor é se abrigar dentro de carros fechados (sem encostar na lataria), abrigos subterrâneos como metrôs e túneis, casas ou prédios (preferencialmente com proteção contra raios). Em casa, não é indicado usar telefone com fio ou celular ligado na rede elétrica ou ficar próximo de tomadas, canos, janelas e portas metálicas. Se estiver em local sem abrigo próximo e sentir que seus pelos estão arrepiados ou a pele começou a coçar, um raio pode estar próximo. Nesse caso, o melhor é ficar agachado, com as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles.

Fontes: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)/ Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), Corpo de Bombeiros da PMESP

Regina passou por exames desde a noite desta segunda-feira, quando deu entrada no Complexo Hospitalar Irmã Dulce em estado grave. Segundo a assessoria de comunicação do hospital, a equipe médica decidiu manter a paciente internada, apesar da melhora em seu estado de saúde. Ela ainda será submetida a novas avaliações. Os médicos não divulgaram mais detalhes sobre o quadro de saúde da paciente.

Regina e sete turistas foram atingidos por um raio quando estavam na areia da praia do Canto do Forte, próximo ao Quiosque 15, na tarde desta segunda-feira. Todos foram socorridos imediatamente por guarda-vidas, bombeiros e banhistas. Eles chegaram a ser atendidos ainda na areia e depois foram levados ao hospital. Os médicos, porém, não conseguiram reanimar quatro familiares.

Morreram na emergência do hospital o coronel reformado do Corpo de Bombeiros Militar Zenildo Tadeu Vieira Peixoto, de 69 anos, e sua esposa, Andrea Boaretto, de 41 anos, além da sobrinha do casal Katia Boaretto e de seu marido, Luciano D’Alessandro. O velório de Katia e Luciano começou às 11 horas desta terça-feira na Urbanizadora Municipal (Urbam) de São José dos Campos (SP). O enterro será às 16 horas. No mesmo horário, Zenildo Peixoto e Andrea serão enterrados no Cemitério Chora Menino, em Santana, Zona Norte de São Paulo, de acordo com o telejornal SPTV.