Vídeo: Parte do teto de shopping desaba em Belo Horizonte após chuvas
Clientes e lojistas estavam no BH Shopping quando o gesso cedeu, perto das 20h30, mas não houve feridos; estabelecimento abriu normalmente nesta quarta
Por Da Redação
Atualizado em 29 jan 2020, 15h16 - Publicado em 29 jan 2020, 12h48
Parte de teto do BH Shopping desaba na capital mineira (28/01/2020) (Reprodução/Reprodução)
Continua após publicidade
Parte do teto do BH Shopping, localizado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, desabou na noite desta terça-feira, após as fortes chuvas que atingiram a cidade. Clientes e lojistas estavam no local quando o gesso cedeu, perto das 20h30, mas não houve feridos, segundo o estabelecimento, que fica no bairro Belvedere, região nobre da capital mineira.
A tempestade também causou alagamentos no entorno do estabelecimento. Em nota, o BH Shopping disse que algumas placas de gesso do quarto piso se soltaram devido às fortes chuva. A área foi prontamente interditada e a equipe de manutenção convocada para garantir o funcionamento nesta quarta-feira 29.
De acordo com a assessoria de imprensa do centro comercial, as lojas estão abertas no quarto andar, e a circulação de pessoas está liberada. “O BH Shopping vem acompanhando com atenção os sérios transtornos causados nas cidades pelas chuvas e se solidariza com toda a população afetada”, escreveu, em nota.
1/16 Carro danificado após fortes inundações causadas por chuvas em Belo Horizonte (Cristiane Mattos/Reuters)
2/16 Carro danificado após fortes inundações causadas por chuvas em Belo Horizonte (Cristiane Mattos/Reuters)
3/16 Carro danificado após fortes inundações causadas por chuvas em Belo Horizonte (Cristiane Mattos/Reuters)
4/16 Carro danificado após fortes inundações causadas por chuvas em Belo Horizonte (Cristiane Mattos/Reuters)
5/16 Rua é danificada após fortes inundações causadas por chuvas em Belo Horizonte (Cristiane Mattos/Reuters)
6/16 Carro e rua danificados são retratados após fortes inundações causadas por chuvas em Belo Horizonte, 29 de janeiro (Cristiane Mattos/Reuters)
7/16 Equipes de resgate pesquisam o local de um deslizamento de terra, após fortes chuvas no bairro Vila Ideal em Belo Horizonte, em 24 de janeiro de 2020 (Cristiane Mattos/Reuters)
8/16 Membros da Cruz Vermelha do Brasil distribuem água e material de limpeza para os moradores locais, após o transbordamento do córrego Da Prata devido a chuvas torrenciais, em Raposos, região metropolitana de Belo Horizonte, em 28 de janeiro (Douglas Magno/AFP)
9/16 Danos causados pelas chuvas torrenciais após o transbordamento do córrego Da Prata, em Raposos, região metropolitana de Belo Horizonte, em 28 de janeiro (Douglas Magno/AFP)
10/16 Vista aérea de danos após o transbordamento do córrego Da Prata devido a chuvas torrenciais, em Raposos, região metropolitana de Belo Horizonte, em 28 de janeiro (Douglas Magno/AFP)
11/16 Wanderley Vieira tenta limpar os escombros após o transbordamento do córrego Da Prata, em 28 de janeiro (Douglas Magno/AFP)
12/16 Um carrinho de brinquedo fica preso na lama após o transbordamento do córrego Da Prata devido a chuvas torrenciais, em Raposos, região metropolitana de Belo Horizonte, em 28 de janeiro (Douglas Magno/AFP)
13/16 Um morador local caminha entre escombros após o transbordamento do córrego Da Prata devido a chuvas torrenciais, em Raposos, região metropolitana de Belo Horizonte, em 28 de janeiro (Douglas Magno/AFP)
14/16 Um morador local caminha entre escombros após o transbordamento do córrego Da Prata devido a chuvas torrenciais, em Raposos, região metropolitana de Belo Horizonte, em 28 de janeiro (Douglas Magno/AFP)
15/16 Danos causados pelas chuvas torrenciais após o transbordamento do córrego Da Prata, em Raposos, região metropolitana de Belo Horizonte, em 28 de janeiro (Douglas Magno/AFP)
16/16 Um morador local caminha em uma rua alagada após o transbordamento do córrego Da Prata devido a chuvas torrenciais, em Raposos, região metropolitana de Belo Horizonte, em 28 de janeiro (Douglas Magno/AFP)
Em Belo Horizonte, o índice pluviométrico atingiu 128,9 milímetros entre 20h e 22h, de acordo Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Nova Lima, ruas se transformaram em rios: em três horas, de 19h30 e 22h30, o acumulado foi de 129,5 mm, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Até o momento, a Defesa Civil mineira contabiliza 54 mortos, além de 46.980 afetados, incluindo mortos, desalojados, desabrigados, feridos e desaparecidos.
Para esta quarta-feira, 29, ainda há previsão de chuvas em Minas Gerais, ainda que não em todo o estado. “A chuva não é generalizada, mas ainda pode cair moderada a forte, inclusive sobre a região metropolitana de Belo Horizonte”, informa o site de meteorologia Climatempo. De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, a expectativa é de que chova até 70 mm na capital mineira.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.