Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vídeo mostra últimos momentos de alpinistas encontrados mortos no Himalaia

Grupo de oito montanhistas desapareceu em maio; sete corpos foram localizados e buscas por britânico continuam

A Índia divulgou nesta terça-feira, 9, um vídeo que mostra os últimos momentos do grupo de alpinistas encontrados mortos no Himalaia em junho. As imagens mostram os montanhistas alcançando um pico da cordilheira.

Os oito alpinistas tentavam escalar o segundo pico mais alto da Índia, Nanda Devi, quando perderam contato com companheiros de sua equipe em 26 de maio. O monte mede 7.816 metros de altura.

Sete corpos foram recuperados, mas o britânico Martin Moran ainda está desaparecido. Os outros membros do grupo eram três britânicos, dois americanos, um australiano e um indiano.

As imagens divulgadas pela Polícia de Fronteira Indo-Tibetana (ITBP, na sigla em inglês) mostram os oito montanhistas em dois momentos da escalada. Ao fundo, é possível ouvir apenas o barulho do vento.

O vídeo foi recuperado de uma câmera GoPro, segundo a emissora BBC. O aparelho foi encontrado a cerca de 5.800 metros de altura, conforme a mensagem publicada pela ITBP em sua conta do Twitter.

“A GoPro provou ser como a caixa preta de uma aeronave dando uma visão sobre os últimos momentos dos alpinistas”, disse o vice inspetor geral da ITBP, A.P.S. Nambadia, em entrevista coletiva.

Poucos dias antes de sumir, em 22 de maio, os alpinistas estavam acampados em um ponto a 4.870 metros de altura. A expedição do grupo internacional no Himalaia começou em 13 de maio.

De acordo com o porta-voz da polícia, Vivek Kumar Pandey, o peso dos montanhistas pode ter desencadeando uma avalanche, que causou as mortes. O vídeo está sendo usado para analisar o que aconteceu.