PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

‘Vamos meter o dedo na energia elétrica’, diz Bolsonaro

Em conversa com apoiadores, presidente voltou a criticar reajustes da Petrobras e prometeu interferir também no setor elétrico

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 fev 2021, 21h07 - Publicado em 20 fev 2021, 20h38

Um dia depois de anunciar mudança no comando da Petrobras, o presidente Jair Bolsonaro prometeu interferir em outro setor no qual os preços estão altos. “Vamos meter o dedo na energia elétrica, que é outro problema também”, disse Bolsonaro em conversa com apoiadores neste sábado, 20, em Brasília.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Bolsonaro começa reclamando da Petrobras. “Não é aumentando o preço de acordo com o petróleo lá fora e o dólar aqui dentro, é mais do que isso, a preocupação é ganhar dinheiro em cima do povo”, diz o presidente. “Não justifica 32% de reajuste do Diesel no corrente ano. Ninguém esperava essa covardia desse reajuste agora”.

Em seguida, o presidente passa a criticar o setor de energia elétrica. Assim como eu dizia, que queriam me derrubar na pandemia pela economia, fechando tudo, agora resolveram atacar na energia. Vamos meter o dedo na energia elétrica, que é outro problema também”, finaliza.

Na sexta-feira, Bolsonaro anunciou a indicação do general Joaquim Silva e Luna para o comando da Petrobras no lugar do demitido Roberto Castello Branco. A mudança derrubou as ações da estatal nas bolsas, mas ainda depende do aval do Conselho de Administração, que deve se reunir na próxima semana.

Continua após a publicidade

Bolsonaro já havia comentado sobre a troca no comando da Petrobras ao longo deste sábado. Pela manhã disse ter de “governar, trocar as peças que porventura não estejam dando certo”. “Se a imprensa tá preocupada com a troca de ontem, na semana que vem teremos mais. O que não falta para mim é coragem para decidir pensando no bem maior da nossa nação”, anunciou, durante cerimônia de entrada de novos alunos da escola preparatória de cadetes do Exército, em Campinas. 

O presidente também falou que se tudo tivesse que depender dele, “não seria esse o regime que nós estaríamos vivendo”.  “Alguns acham que eu posso fazer tudo. Se tudo tivesse que depender de mim, não seria esse o regime que nós estaríamos vivendo. Apesar de tudo, eu represento a democracia no Brasil”, afirmou.

Mais tarde, porém, em transmissão ao vivo, ele negou interferência na estatal. “Vamos continuar sem interferir, interferência zero, zero, contudo vai ter transparência e previsibilidade”, disse Bolsonaro. A live foi feita dentro do carro, divulgada pelo filho, o deputado Eduardo Bolsonaro.

O presidente demonstrou certa irritação com os críticos, que incluem presidenciáveis como Luciano Huck e Ciro Gomes, e se diz incomodado com a forma como a empresa tem sido administrada. “Vocês sabiam que desde março do ano passado o presidente da Petrobras está em casa, assim como a sua diretoria? Não dá para governar, não é? Estar à frente de uma estatal, dessa maneira? Coisas erradas acontecem”, disse Bolsonaro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.