Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Um preso é assassinado a cada dia em presídios no Brasil

Com mais de 600 mil detentos no país, a taxa de assassinatos nas prisões brasileiras é de 58 para cada 100 mil pessoas

Em média, um preso é assassinado por dia no país, segundo um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo publicado na edição desta quinta-feira. Em 2016, ao menos 372 detentos foram mortos em unidades prisionais. Neste ano, o número tende a crescer devido ao massacre que resultou na morte de 60 presos no Estado do Amazonas nesta segunda-feira.

Com uma população carcerária de mais de 600 mil detentos, a taxa de assassinatos nas prisões brasileiras é de 58 para cada 100 mil pessoas. A marca supera a de todo o Estado de Sergipe, o mais violento do país em homicídios dolosos – 53,3 por 100 mil habitantes –, segundo o último Anuário Brasileiro de Segurança.

Mais da metade dos assassinatos de presos em 2015 está concentrada no Nordeste do país. O ranking nacional é liderado pelo Ceará, com 48 assassinatos. O governo cearense se justificou dizendo que “faz esforços para o desencarceramento” e afirma que abriu 1.592 vagas em 2016 e pretende abrir mais 2.131 vagas ao longo deste ano.

A região Norte fica em segundo lugar com, pelo menos, 78 assassinatos em presídios – 24 mortes apenas no Pará. A região também tem sofrido com a guerra entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), que tem como aliada a facção Família do Norte, que comandou a rebelião no Amazonas.

O único Estado que não registrou nenhum assassinato no interior dos presídios foi o Espírito Santo, segundo dados do governo. No pé do ranking também aparecem Sergipe, com duas mortes;  Amapá, com três e Mato Grosso, com quatro assassinatos.

Com cerca de 3 mil presos, o Piauí teve dezesseis assassinatos em prisões, de acordo com o sindicato dos agentes penitenciários. O número é similar ao da maior população carcerária de São Paulo, a maior do Brasil, que registrou dezessete homicídios em 2016, segundo o governo. A gestão do Estado, no entanto, afirma que as mortes não têm ligação com o crime organizado e são causadas por desentendimentos entre os presos.

Os crimes em São Paulo não estão concentrados em presídios ou regiões específicas, diz o governo, que ressalta que os índices têm caído, foram 21 mortes em 2015. A administração paulista afirma ainda que, em caso de assassinatos, solicita à Justiça que os criminosos sejam enviados ao Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes, em regime disciplinar diferenciado (RDD) e ficam em cela individual, com restrição de visitas e banho de sol.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Nelson Carvalho

    Por que há estas mortes em presídios ?
    Por que esta estatística tem importância ?
    Esses mesmos que matam no presídio, qual a estatística dos que eles mandam matar fora do presídio ?
    Quem entrega os celulares dentro do pre´sidio ?
    Por que eles querem celulares dentro do presídio ?
    Tudo é um teatro do faz de conta, apoiado pelos ‘direitos humanos’, advogados, OAB, etc.

    Curtir

  2. César Augusto

    Isso quer dizer que eles estão mais seguros lá do que nós aqui onde centenas ou milhares (depende do dia) morrem de violência. Mas, como para a imprensa vermelha, a vida de um marginal vale mais do que a nossa isso ninguém diz!

    Curtir

  3. Ailton Silva

    Só faltou a imprensa para participar das festas de Natal e Final de Ano no presidio. Os presos fizeram o que eles mais gostam de fazer quando estão soltos nas ruas ; matar. Dessa vez devem ter achado mais divertido pois se decapitam entre eles.

    Curtir

  4. Carlos Marques

    O ultimo preso assassinado nos presidios da Escandinavia foi em 1856.

    Curtir

  5. Micky Oliver

    É MUITO POUCO! A TAXA DE ASSASSINATOS DE PESSOAS DE BEM PELAS RUAS É MUITO MAIOR!

    Curtir

  6. Marcelo Abreu

    Estão mais seguros do que nós aqui fora. Que inveja!!

    Curtir

  7. Hermes Alves de Matos

    Tinha que morrer era mais, tipo… todos!

    Curtir

  8. hildo molina

    está muito mais seguro que em meu bairro

    Curtir

  9. Sergio Campos

    Tres notícias:
    a) 1 brasileiro preso é assassinado por dia no Brasil; b) 150 brasileiros soltos são assassinados por dia no Brasil; c) As instituições estão funcionando…

    Curtir

  10. Muito bom! Vamos triplicar esta meta!

    Curtir