Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Turquia conclui trabalhos de resgate do terremoto de Van

Ancara, 1 nov (EFE).- As autoridades turcas terminaram nesta terça-feira os trabalhos de busca e resgate das vítimas do terremoto de 7,2 graus na escala Richter que atingiu a província de Van há nove dias deixando mais de 600 mortos e milhares de feridos.

Após declarar oficialmente o fim dessas tarefas, o vice-primeiro-ministro turco, Besir Atalay, lembrou que o número de mortos chega a 601, mas ainda restam três pessoas desaparecidas.

As procuradorias de Van, no sudeste da Turquia, estão recolhendo amostras de todos os prédios derrubados para abrir um processo contra supostos responsáveis pelas construções irregulares.

Atalay prometeu nesta terça-feira que os sobreviventes do terremoto que ficaram desabrigados permanecerão nas barracas de campanha por no máximo um mês, e depois poderão morar em casas pré-fabricadas.

‘Prevemos instalar cinco mil casas pré-fabricadas nas aldeias de Van, cinco mil na cidade de Ercis e 2.500 na de Van’, disse.

Dos 18.242 imóveis destruídos pelo terremoto as autoridades averiguaram 14.557, e concluíram que entre eles 5.497 e 9.060 estão grave e ligeiramente danificados, respectivamente.

Cerca de 150 caminhões com ajuda chegam diariamente em Van, vindos de todas as partes do país, e as autoridades pediram que a partir de agora, quem quiser ajudar deve enviar dinheiro. EFE