Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Três candidatos do Enem são eliminados por acessar o Twitter

Casos ocorreram na Bahia, Pará e Paraná; oito alunos foram retirados de sala no sábado pelo mesmo motivo

O Ministério da Educação (MEC) eliminou neste domingo mais três candidatos que faziam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Eles acessaram o Twitter pelo celular dentro da sala de realização do exame. Os fiscais viram que os estudantes estavam usando o celular e retiraram os candidatos da sala. Os casos ocorreram em Salvador (BA), São José dos Pinhais (PR) e Parauapebas (PA).

No sábado, primeiro dia de provas, oito participantes foram eliminados porque acessaram o Twitter. O Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais (Inep), que monitorou o microblog em busca de candidatos infratores, identificou os casos em Arari (MA), Foz do Iguaçu (PR), Guaíba (RS), Itararé (SP), Rio de Janeiro (RJ), Sananduva (RS), Santarém (PA) e Santo André (SP).

Tumulto – De acordo com o MEC, não houve registro de tumulto ou outra eventualidade durante a realização do exame neste domingo até agora. O horário para realização das provas termina às 18h30.

No sábado, houve princípio de tumulto em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador, por causa das longas filas de entrada. Na capital baiana, a chuva também atrasou o deslocamento dos candidatos.