Traficante nega ter comprado arma de líder comunitário
Bandido aparece em vídeo entregando dinheiro a William da Rocinha, ex-presidente de uma associação de moradores. Testemunha do caso afirma ter editado as imagens










Dois depoimentos prestados nesta segunda-feira à Justiça do Rio podem mudar os rumos do processo a que responde o ex-líder comunitário William de Oliveira, o William da Rocinha. Em fevereiro deste ano, William foi preso depois da revelação de um vídeo em que ele, para a polícia, estaria vendendo um fuzil para o traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, que comandava o tráfico naquela favela. Um dos depoimentos é de Flávio Henrique Moreira de Lima Casser, que admitiu à juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce dos Santos, da 38ª Vara Criminal da Capital, ter editado as imagens para prejudicar William. Segundo Casser, a ordem para editar o material partiu de do também traficante Vanderlan Barros de Oliveira, conhecido como Feijão, assassinado em março deste ano.
À tarde, por videoconferência, o traficante Nem também depôs e afirmou que nunca comprou armas de William. O ex-líder comunitário presidiu a União Pró Melhoramentos da Rocinha. Seu vice-presidente à época, Alexandre Leopoldino Pereira da Silva, também é réu no processo.
“Percebi que alguma maldade ou algo mais sério aconteceria quando Feijão pediu a retirada da cena da passagem de um fuzil de Nem para Perninha”, afirmou Flávio Casser. Com essa mudança, a impressão é de que a arma não estava com o traficante antes da chegada de William.
William era assessor parlamentar da vereadora Andréa Gouveia Vieira, que o exonerou imediatamente após a revelação das imagens. A vereadora afirmou que a polícia precisa refazer a investigação, pois William foi indiciado apenas com base nas imagens editadas. Para a Polícia Civil, apesar de haver uma mudança na informação sobre como o vídeo foi obtido, William da Rocinha cometeu crime. Ele próprio afirmou à Justiça ter sido forçado a receber o dinheiro de Nem, que foi gasto em sua campanha política.
https://www.youtube.com/watch?v=_vYXvcyAsBY