Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tensão em favelas do Rio faz Bope subir o morro

Em Madureira, tiroteio deixou um policial ferido. Mangueira também é alvo de operação, depois que protestos de moradores terminaram em vandalismo

A Polícia Militar do Rio de Janeiro realiza operação em pelo menos quatro favelas da Zona Norte nesta quarta-feira. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi chamado para auxiliar no cerco aos morros da Serrinha, Congonha e do Cajueiro. Eles procuram traficantes, armas e drogas. A ação foi desencadeada depois que um tiroteio feriu dois PMs em uma das principais avenidas de Madureira, resultado de confronto entre quadrilhas rivais.

Na região da Mangueira, o policiamento foi reforçado na favela do Metrô, de onde saiu uma série de protestos esta semana, que terminou em atos de vandalismo e confrontos com a polícia. Na noite de terça-feira, a PM chegou a usar bombas de efeito moral e spray de pimenta para dispersar os manifestantes. Segundo a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local, o efetivo recebeu mais 40 policiais, totalizando 372.

Leia também:

Moradores da Mangueira resistem em protesto; 3 detidos

Nova manifestação da Mangueira fecha importante via do Rio