Temer na Noruega e na Rússia: relembre dez momentos esquecíveis
Presidente viaja para tentar impor agenda positiva em meio à crise política, mas acumula gafes, saias-justas, protestos, broncas e cerimônias esvaziadas

O presidente Michel Temer (PMDB) foi à Rússia e à Noruega entre segunda-feira e esta sexta-feira com o objetivo de divulgar o país, captar investimentos, distanciar-se um pouco da crise política e passar a imagem de que o Brasil vive uma normalidade institucional, apesar de ele próprio estar prestes a ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República por corrupção passiva e de crescerem os pedidos para que ele deixe o cargo.
Mas a visita não rendeu os bons trunfos que o presidente esperava. Além dos parcos anúncios de intenções comerciais bilaterais, não houve mais nada a comemorar. Mas houve muito a lamentar, incluindo reprimendas públicas dos europeus, corte de verbas para fundo ambiental, protestos, recepções esvaziadas, pouco interesse da imprensa internacional e gafes, como confundir o rei da Noruega com o rei da Suécia e achar que a Rússia ainda era uma república soviética.
Veja abaixo dez momentos esquecíveis da viagem do presidente:
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.