Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Supergraneleiro Vale Beijing pode ser reparado, diz STX

Por Da Redação 9 dez 2011, 09h52

Por Clarissa Mangueira

São Paulo – A sul-coreana STX Pan Ocean disse que um dos maiores navios do mundo, o supergraneleiro Vale Beijing, poderá ser reparado e navegar novamente. “A avaliação inicial de nossos engenheiros indica que o navio pode ser reparado e navegar depois”, afirmou a STX em comunicado. A companhia considera que é ainda é muito cedo para avaliar a possível causa do incidente.

O supergraneleiro, controlado e operado pela STX Pan Ocean, estava carregando minério de ferro para a mineradora brasileira Vale em um porto no nordeste do Brasil em 3 de dezembro, quando um dos seus tanques de lastro rachou e começou a encher de água. O navio foi rebocado para uma área de ancoradouro na Baía de São Marcos para exame, de acordo com a STX.

A Vale Beijing estava prestes a começar sua viagem inaugural para entregar minério de ferro à Holanda quando o acidente aconteceu.

A STX disse que apresentou um plano para as autoridades brasileiras para evitar qualquer dano ambiental, enquanto o navio está sendo reparado. Uma empresa de resgate internacional descarregará parte do combustível do navio “o mais rapidamente possível”, disse a companhia. As informações são da Dow Jones.

Continua após a publicidade

Publicidade