STJ reduz a pena de Elize Matsunaga para 16 anos de prisão
Segundo o STJ, medida foi aplicada porque ela confessou ter matado e esquartejado o marido, em 2012

A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu a pena da Elize Matsunaga para dezesseis anos e três meses de prisão. Acusada de assassinar e esquartejar o seu marido, Marcos Kitano Matsunaga, em 2012, em São Paulo, ela foi condenada a dezoito anos e nove meses de reclusão pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.
Segundo o STJ, a redução da pena seu deu por ela ter confessado o crime. A defesa de Elize afirmou que “a confissão apresentada por Matsunaga foi rica em detalhes, o que possibilitou ao conselho de sentença o reconhecimento de que ela foi autora do delito”.
O artigo 65 do Código Penal garante essa redução caso a confissão, parcial ou qualificada, contribua para o convencimento do julgador. O ministro Jorge Mussi, relator do habeas corpus, afirmou que o STJ “não faz distinção entre as diversas modalidades de confissão, admitindo-se a redução da pena mesmo nas hipóteses em que o agente agrega aos seus argumentos teses defensivas ou excludentes de culpabilidade”.
Elize Matsunaga confessou a sua versão do assassinato durante o julgamento, em dezembro de 2016. “A única forma que eu encontrei foi cortá-lo, infelizmente”, disse ela no depoimento realizado no Fórum Criminal da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. Segundo seu depoimento, ela atirou contra o marido após uma discussão.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)