Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

STF forma maioria para tornar réus 100 denunciados pelos atos golpistas

Ministro Barroso também votou a favor do recebimento das acusações da PGR contra parte dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro

Por Da Redação Atualizado em 20 abr 2023, 06h01 - Publicado em 19 abr 2023, 22h01

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem maioria para tornar réus 100 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, bolsonaristas depredaram as sedes do Supremo, do Congresso e do Palácio do Planalto.

O último a votar foi o ministro Luís Roberto Barroso, que, assim como os colegas Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cármen Lúcia, seguiram o entendimento do relator do caso, Alexandre de Moraes. Desta forma, o placar está em 6 a 0 pelo recebimento das denúncias.

A votação virtual começou à meia-noite de terça 18 e vai até as 23h59 da segunda-feira, 24. Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos de forma eletrônica e não há deliberação presencial. Ainda restam os votos de quatro magistrados: André Mendonça, Nunes Marques, Rosa Weber e Luiz Fux.

Como a maioria já aceitou as denúncias, os acusados vão responder a uma ação penal. Em seguida, Moraes deverá analisar a manutenção da prisão dos acusados que ainda permanecem detidos.

Continua após a publicidade

Presos

Conforme levantamento do STF, das 1,4 mil pessoas que foram presas no dia dos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) permanecem no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações

Com Agência Brasil

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.