Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Serra, novos planetas e Lava Jato: as manchetes de 23/02/17

Jornais desta quinta destacam a saída de Serra do ministério das Relações Exteriores, um sistema com sete planetas e as muitas divergências na Lava Jato

A saída de José Serra do Ministério das Relações Exteriores do governo Michel Temer, com a justificativa de problemas de saúde está nas principais capas dos jornais desta quinta-feira. Destaque também para a descoberta de um sistema com sete planetas, dos quais todos eles, em princípio, poderiam conservar água em estado líquido em sua superfície

Veja os destaques dos jornais brasileiros nesta quinta-feira:

O Estado de S.Paulo (SP)
Serra alega problemas de saúde e deixa ministério
O tucano José Serra alegou um único pretexto, mas na verdade pesaram três motivos para pedir demissão de um dos cargos mais importantes da República, o Ministério de Relações Exteriores. Além das dores na coluna, que ele não conseguiu superar após a cirurgia de dezembro, e da depressão, que vem aumentando, Serra não estava feliz no cargo e temia entrar num bolo comum dos ministros e parlamentares da base aliada citados na Lava Jato, informa a colunista Eliane Cantanhede.

Folha de S.Paulo (SP)
Governo muda repasse de créditos da Nota Fiscal Paulista
O governo de São Paulo vai modificar as regras para repasse de créditos do ICMS que é devolvido aos contribuintes pelo programa da Nota Fiscal Paulista. Os repasses são atualmente de 20% do imposto recolhido por estabelecimento. As novas regras ditam que eles sejam feitos em cinco faixas, de zero, 5%, 10%, 20% e 30%.

Folha de S.Paulo (SP)
Astrônomos encontram sistema planetário com sete mundos rochosos
Cientistas anunciaram uma descoberta extraordinária: um sistema com sete planetas, dos quais todos eles, em princípio, poderiam conservar água em estado líquido em sua superfície — condição tida pelos cientistas como essencial para a vida. 

O Globo (RJ)
Servidor do estado do Rio só receberá em 22 de março a parcela de janeiro
O governo do Rio anunciou o novo calendário de pagamento para os servidores que não receberam o salário de janeiro em sua totalidade. Em função do bloqueio das contas estaduais feito pela União, as parcelas foram alteradas. Nesta quarta-feira foi feito o primeiro depósito, de 577 reais. 

Valor Econômico (SP)
Disputa entre MPF e a polícia atrasa Lava-Jato
Uma disputa entre Ministério Público e Polícia Federal está retardando a homologação da delação premiada de Nelma Kodama pelo juiz Sergio Moro. A doleira fez sua delação a delegados da polícia, mas o MPF questiona a competência do órgão para esses acordos. As divergências começaram no fim de 2015 e resultaram na saída de delegados da Lava Jato. O depoimento de Kodama é relevante porque revela a participação de corretoras no esquema criminoso.

Zero Hora (RS)
Como a polícia frustrou a maior fuga da história dos presídios do RS
Após três meses de investigação, Polícia Civil chegou ao túnel que libertaria ao menos 200 apenados do Presídio Central de Porto Alegre. A polícia tinha a informação, mas não sabia quando nem onde poderia ocorrer a fuga. Apenas cinco pessoas conheciam a ameaça: o secretário da Segurança Pública e quatro delegados.

Correio Braziliense (DF)

Receita Federal vai pedir celular e email na declaração do Imposto de Renda
Ampliando os tentáculos de controle sobre o contribuinte, a Receita Federal vai pedir número de celular e e-mail na identificação da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2017. Segundo a receita, essas informações são “opcionais” e não serão usadas de imediato.

Leia as principais manchetes:

Folha de S.Paulo (SP): Serra deixa o governo por problema de saúde

O Estado de S.Paulo (SP): Serra alega problemas de saúde e deixa ministério

Valor Econômico (SP): Governo reduz controle local e extingue ‘waiver’

O Globo (RJ): Lava-Jato terá cooperação inédita entre Brasil e Uruguai

O Estado de Minas (MG): O mistério dos planetas

Correio Braziliense (DF): Corte de água no Plano poupará os 3 poderes

Zero Hora (RS): Fuga frustrada

Jornal do Commercio (PE): Centro fecha para a folia

O Popular  (GO): Assassino morre ao tentar se livrar de suspeitas

A Tarde (BA): Salvador pulsa sob o compasso da paz, da folia, da alegria

O Liberal (PA): Juros caem pela 4ª vez seguida

A Crítica (AM): Tortura comandada de dentro da cela