Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Senador do PT critica corte no Orçamento

Por Equipe AE

– O senador Jorge Viana (PT-AC) criticou o corte de verbas para a Defesa Civil e prevenção de desastres. Segundo ele, “o ministério da Fazenda e do Planejamento, que decidem os cortes no Orçamento, precisam adotar como critério que verba para Defesa Civil não se pode contingenciar. Ainda mais quando já temos tão poucos recursos”, lamentou, referindo-se aos cortes sofridos por essas áreas no contingenciamento de R$ 55 bilhões do Orçamento.

Em rota de colisão com o governo, o petista disse que “é preciso minimizar os efeitos das calamidades naturais que ocorrem todos os anos, e isso não se faz com corte de recursos”.Segundo Viana, não houve consideração com as emendas apresentadas pelos parlamentares para prevenção de catástrofes e identificação de áreas de risco. Todas foram contingenciadas pelo Executivo.

“A cada ano temos o mesmo problema. Milhares de famílias sofrem, e o Brasil teima em não estruturar suas condições para lidar com essa situação. Até quando o Brasil vai seguir contando os mortos?”, questionou, ao lembrar que a previsão orçamentária para a Defesa Civil em todo o País, em 2012, é de apenas R$ 32 milhões.