Clique e assine a partir de 9,90/mês

Secretaria de Segurança paulista vai investigar golpe do IPVA falso

Por Da Redação - 5 jan 2016, 19h49

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo abriu hoje um inquérito para investigar denúncias de fraudes no pagamento do IPVA em 2016. A investigação ficará a cargo da 3ª Delegacia de Divisão de Investigações Gerais (DIG), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Na semana passada, a Secretaria da Fazenda paulista recebeu informações de que contribuintes estariam recebendo boletos falsos para o pagamento do imposto. Além disso, sites simulam a aparência da secretaria para colher informações dos proprietários de carros. Conhecido como phishing, este tipo de fraude eletrônica mira senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais.

A Fazenda paulista esclarece que os cerca de 18 milhões de avisos de vencimento do IPVA 2016 são apenas lembretes com informações sobre o valor do imposto, e não boletos ou guias de pagamento. A quitação do IPVA segue baseada na data de vencimento da placa do veículo em janeiro. Placas terminadas em 1 têm o vencimento do IPVA no dia 11, as terminadas em 2, no dia 12, e assim por diante, até o dia 22 de janeiro, excetuando os dias 16 e 17.

O proprietário pode pagar o tributo à vista, com desconto de 3%, ou parcelá-lo em três vezes. Todos os bancos credenciados estão habilitados a recolher o IPVA com descontos ou receber a primeira das três parcelas.

Consultas a dados e informações devem ser feitas na página do IPVA na internet, na rede bancária credenciada ou pelo telefone 0800-170110, bastando a apresentação do número do Renavam do veículo.

(da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade