Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Roubo em museu grego de Olímpia; ministro da Cultura renuncia

Sessenta e oito peças antigas em cerâmica e em bronze foram roubadas na manhã desta sexta-feira do Museu de Olímpia, na Grécia, o que provocou a renúncia imediata do ministro da Cultura, informaram à AFP fontes policiais e governamentais.

“Sessenta e oito objetos em cerâmica e em bronze foram roubados por dois homens encapuzados” que entraram de manhã em um dos dois museus da cidade de Olímpia, berço dos jogos olímpicos, disse a fonte policial.

Por sua vez, o ministro da Cultura, Pavlos Gerulanos, apresentou sua renúncia, indicou uma fonte governamental, confirmando o roubo.

O assalto ocorreu no antigo museu de Olímpia, chamado de “Museu dos Jogos Olímpicos”, e não no principal museu arqueológico da antiga cidade olímpica.

“Os dois homens estavam armados, imobilizaram a guardiã às 07H00 local (03H00 de Brasília) depois de terem neutralizado o sistema de alarme”, indicou à rádio Flash o prefeito de Olímpia, Thymios Kotzias.

“É preciso esperar o diretor do serviço arqueológico do município para obter mais detalhes sobre o valor inestimável destes objetos”, acrescentou.

A antiga cidade de Olímpia, visitada por milhares de turistas todos os anos, é um dos locais mais famosos da Grécia.

Este assalto ocorreu poucas semanas após o roubo de três obras, incluindo um quadro de Pablo Picasso e outro de Piet Mondrian, na Pinacoteca Nacional de Atenas.