Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rio tem novas interdições no trânsito para obras do metrô

Linhas de ônibus também sofrerão alterações na região do Leblon, Zona Sul

As obras da Linha 4 do Metrô do Rio – de Ipanema à Barra da Tijuca – vão levar a novas interdições no trânsito da Zona Sul. Um trecho da Avenida Borges de Medeiros, na altura da Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, será fechado temporariamente a partir do próximo dia 11. O bloqueio é necessário para a construção da estação Jardim de Alah.

“Esse movimento de acesso ao bairro do Leblon pela Borges de Medeiros deixa de ser permitido a partir do momento que a obra interdita esse trecho da Ataulfo de Paiva. Acreditamos que isso não vai ter problema, porque é uma operação simples”, declarou o diretor de operações da CET-Rio, Joaquim Diniz, que concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira ao lado do secretário da Casa Civil, Régis Fichtner e o coordenador de transportes Marcelo Estilaque.

Linhas de ônibus também sofrerão mudanças. Todo o esquema será coordenado pela CET-Rio. Além da distribuição de folhetos informativos, quinze painéis de mensagens móveis e 45 guardas municipais e controladores de tráfego serão acionados para orientar os motoristas. A equipe ainda terá o reforço de três motocicletas, dois veículos operacionais e um reboque.

Leia também:

Leia também: Obra do metrô fecha estações na Zona Sul do Rio

Nova ponte – Para reduzir o impacto na região, o Consórcio da Linha 4 Sul, responsável pelas obras, construiu uma ponte provisória sobre o canal do Jardim de Alah, em substituição à existente na Avenida Ataulfo de Paiva ligando Leblon a Ipanema. “Acreditamos que não será uma intervenção que cause impacto relevante, que afete a relação da Barra com a Zona Sul”, afirmou Diniz.

Na Lagoa Rodrigo de Freitas o trânsito também terá modificações. A Avenida Borges de Medeiros terá a mão invertida a partir da Rua Professor Antônio Maria Teixeira, permitindo a circulação do sentido praia-Lagoa. A direção também será invertida na Avenida Epitácio Pessoa, entre a Lagoa e a praia. Os veículos saídos da Barra da Tijuca e do Túnel Rebouças passarão a acessar o Jardim de Alah pela Avenida Epitácio Pessoa, e não mais pela Borges de Medeiros.