Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Requião quer lançar ‘candidatura alternativa’ no Senado

Senador do Paraná busca apoio do PT, que deve desistir de apoiar a candidatura de Eunício Oliveira (CE), pois o líder do PMDB, votou a favor do impeachment

Às vésperas da eleição para a Mesa Diretora, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) procurou integrantes da bancada petista para tentar viabilizar uma candidatura à presidência do Senado. As sondagens do peemedebista ocorrem no momento em que os senadores do partido decidiram não apoiar para o cargo o atual líder do PMDB na Casa, Eunício Oliveira (CE), favorito ao posto. A eleição no Senado está marcada para esta quarta-feira, dia 1º.

Eunício, tratado como o candidato principal do PMDB, com apoio da cúpula do partido, ainda não confirmou sua candidatura. Requião, por sua vez, articula uma “candidatura alternativa” à da cúpula da legenda, que, por ter a maior bancada, tem o direito de lançar o nome para a sucessão de Renan Calheiros (PMDB-AL).

O senador pelo Paraná tem defendido a divulgação do conteúdo das delações dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht antes da eleição das Mesas da Câmara e do Senado. Para Requião, seria um “constrangimento” eleger alguém que futuramente fosse questionado. A divulgação das delações, se ocorresse, poderia beneficiá-lo, uma vez que Eunício deve ser enredado na colaboração da Odebrecht – embora citado, não é alvo de inquérito formal no Supremo Tribunal Federal (STF).

O atual líder do PMDB, entretanto, disse que não tem “nenhuma preocupação” com o conteúdo das delações. “Ninguém pode impedir que terceiros falem, criem, inventem e até mintam”, disse. Em entrevista a VEJA desta semana, Eunício se defendeu:”sei o que fiz e sei o que não fiz durante toda a minha vida”. Ele também alegou que “citações sem provas são apenas citações”.

Senadores do PT – a terceira maior bancada da Casa – reuniram-se nos dois últimos dias para definir o caminho a seguir. Após pressão da base do partido, a bancada rachou. Um grupo defende não apoiar a candidatura de Eunício, que foi a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Outro é favorável a fechar com o líder do PMDB e garantir um assento na Mesa Diretora, provavelmente a Primeira Secretaria, linha defendida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um terceiro grupo quer apoiar Requião caso ele saia candidato.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Napoleao Gomes

    É ISSO: PRA SEU GOVERNO REQUIÃO É QUE É BÃO!

    Curtir

  2. hahahahahahahaha candidatura alternativa?
    alternativa a que?
    Requiao foi relator do projeto de abuso de autoridade, a mando do Presidente Renan Calheiros.
    Sempre jogou o jogo dos caciques do PMDB, inclusive para aniquilar a lava jato.
    Isso é candidatura alternativa? Do Relator do abuso de autoridade??

    Curtir

  3. todo ladrão mosca branca agora quer ser presidente a força.

    Curtir

  4. Aloisio Barros

    Tadinho! Não ganha nem pra sindico do senado. Se é que existe esse cargo. Hahaha.

    Curtir

  5. Cidinho Costa

    sao tao inocentes que pensam q se pegar uma cadeira mais alta no senado ou na camara, vao sair fora da lavajato, eles nao entenderam q o BRASIL tem um novo governo ja faz tempo, AGORA QUEM MANDA é O POVO E A POLICIA FEDERAL, O RESTO DOS POLITICOS VAO TRABALHAR PRO PAIS , VAI DEMORAR UNS 3 OU 4 ANOS AINDA, ATE ESSA PENCA DE LADROES CAIRREM, SALVO ALGUNS,

    Curtir

  6. Victor Dutra

    Este é PT, Lula e outras coisas ruins, se conseguir ganhar, ai sim vamos estar no “lixo”

    Curtir

  7. Presidente da camara e senado deveria acontecer por sorteio… Afinal de contas, todos estes PODRES POLÍTICOS, estão ali para uma única finalidade… ROUBAR… então nada mais justo, fazer o rodizio para que todos roubem igualmente…. QUANTA SUJEIRA E PODRIDÃO… Brigam para perpetuar o poder… e pelo Brasil, ninguem faz nada… ou melhor faze sim… ROUBAM OS COFRES PÚBLICOS QUE NÓS IDIOTAS ABASTECEMOS RIGOROSAMENTE TODOS OS MESES… Brasil é um país RICO… Quem disser ao contrário, esta mentindo…

    Curtir

  8. Gilmar Lopes Vieira Vieira

    PRA MIM O CERTO SERIA DESTITUIR O SENADO E O CONGRESSO, OU NO MÍNIMO PROIBIR A CANDIDATURA DE QUALQUER UM QUE TENHA SIDO CITADO EM QUALQUER FALCATRUA.

    Curtir

  9. YOUSSEF NASER ISSA

    A palavra vergonha tem vergonha desse cara.

    Curtir

  10. É petista só pode mesmo ser “bao” rsrs. Fora PT, Brasil não aguenta mais!

    Curtir