Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Refugiados sírios terão visto especial no Brasil

Decisão de órgão vinculado ao Ministério da Justiça acelera processo de concessão do benefício às famílias afetadas pelos conflitos

Por Da Redação 24 set 2013, 18h04

O governo brasileiro vai facilitar a concessão de visto a refugiados da Síria. O benefício será concedido às famílias afetadas pela guerra civil no país do Oriente Médio. A portaria que concede status especial aos refugiados foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial.

A decisão de facilitar a concessão do visto às vítimas dos conflitos na Síria partiu do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), vinculado ao Ministério da Justiça. O Brasil já abriga cerca de 250 vítimas da guerra civil síria; segundo o Conare, há pelo menos outras 130 solicitações já apresentadas.

“A resolução torna mais ágil o processo de entrada dos refugiados com suas famílias”, diz João Guilherme Xavier da Silva, diretor do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de dois milhões de pessoas deixaram a Síria por causa da guerra civil. A maioria se dirige ao Líbano, à Jordânia, à Turquia e ao Iraque. O conflito entre tropas do ditador Bashar Al-Assad e insurgentes já deixou mais de 100.000 mortos, segundo a ONU.

Leia também:

Governo sírio pedirá cessar-fogo em conferência, diz ministro

Síria entrega informações sobre armas químicas no prazo

Continua após a publicidade
Publicidade