Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Recapturados 19 jovens que fugiram da Fundação Casa

Outros 26 continuam foragidos; apenas um não fugiu no tumulto desta terça-feira

Até às 8 horas desta quarta-feira, 19 adolescentes, dos 45 que fugiram da Fundação Casa do Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo, foram recapturados, de acordo com o órgão. A fuga em massa aconteceu por volta das 19 horas desta terça-feira, após os internos renderem funcionários da unidade. A Polícia Militar continua a busca pelos outros 26 jovens. Apenas um dos internos não escapou.

O tumulto começou quando os internos estavam no refeitório da unidade, segundo relato de funcionários que foram rendidos pelos menores com pedaços de madeira. Dois agentes ficaram feridos.

Em fevereiro houve uma rebelião na mesma unidade. Durante aproximadamente quatro horas os menores fizeram três funcionários de reféns e queimaram colchões. O tumulto começou depois que os detidos tiveram uma fuga em massa frustrada. Um dos funcionários ficou ferido e precisou ser levado para uma unidade de saúde da região.

Em setembro também houve uma rebelião, desta vez na unidade de Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Os internos mantiveram oito funcionários reféns das 8h às 10h. O tumulto também começou com uma tentativa de fuga frustrada. Os menores se concentraram no pátio interno da unidade, atearam fogo em colchões em uma ala próxima aos dormitórios e chegaram a agredir dois funcionários.

(Com Estadão Conteúdo)