Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Quente da semana: Lava Jato na mira do STF, Libertadores e ‘Coringa’

Tribunal retoma julgamento para estabelecer alcance de decisão que pode anular condenações; torneio continental tem duelo brasileiro entre Grêmio e Flamengo

Por Da Redação 30 set 2019, 06h30

Comece a semana bem informado e saiba o que será destaque no noticiário:

Lava Jato na mira
O Supremo Tribunal Federal retoma na quarta-feira o julgamento que pode levar à anulação de condenações da Operação Lava Jato. Na última quinta-feira 26, por 6 votos a 3, a Corte já tinha formado maioria para determinar que o réu que foi delatado tem direito a apresentar suas alegações finais no processo depois do réu delator e não ao mesmo tempo, como vinha sendo feito pela Justiça – só em Curitiba, 158 sentenças tiveram delações como base da condenação. Com a decisão já tomada, o STF vai estabelecer o alcance da medida, ou seja, em quais casos ela poderá ser aplicada. Uma das principais teses é que ela seja permitida apenas a quem reclamou esse direito já na decisão de primeira instância, como fez o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso referente ao sítio de Atibaia.

A campanha de Moro
Na quinta-feira 3, o Ministério da Justiça lança em rádios, TVs e outros veículos de mídia uma campanha publicitária para defender o pacote anticrime apresentado ao Congresso pelo ministro Sergio Moro e que enfrenta dificuldades na sua tramitação – vários pontos considerados essenciais, como a prisão em segunda instância e o excludente de ilicitude (atenuante para policiais que matarem em ações, a depender das circunstâncias) foram retirados pelo grupo de trabalho criado pela Câmara. O governo ainda vai tentar recuperar os pontos excluídos durante a votação do projeto no plenário da Casa.

Agora vai?
Após o adiamento da votação da reforma da Previdência no Senado na semana passada, por causa de um protesto de senadores contra a operação da Polícia Federal contra o líder do governo Fernando Bezerra (MDB-PE), uma nova tentativa está prevista para acontecer na terça-feira. Primeiro, a Comissão de Constituição e Justiça deve votar o parecer do relator Tasso Jereissati (PSDB-CE) e, depois, o texto vai para o plenário. A proposta a ser votada é muito similar com a que veio da Câmara. As mudanças, conforme acordo dos parlamentares, foram para uma PEC Paralela, que tramitará separadamente.

Continua após a publicidade

Duelo brasileiro
As semifinais da Copa Libertadores serão abertas nesta semana com dois badalados duelos entre compatriotas. Na quarta, às 21h30, Grêmio e Flamengo se enfrentam em Porto Alegre, em um encontro apimentado pela troca de farpas entre os técnicos Renato Portaluppi e Jorge Jesus. Um dia antes, os eternos rivais argentinos River Plate e Boca Juniors reeditam a final do ano passado, no Monumental de Núñez, também às 21h30. Os jogos de volta estão marcados para os dias 22 e 23 de outubro e a finalíssima, em jogo único pela primeira vez na história, será em 23 de novembro.

Liga dos Campeões
A segunda rodada da Champions League agita o futebol europeu na semana. O jogo mais aguardado acontece na quarta-feira, na Catalunha, entre Barcelona e Inter de Milão. No mesmo dia, o atual campeão Liverpool recebe o Red Bull Salzburg, sensação da primeira rodada, em Anfield. Na terça, ainda sem Neymar, suspenso, o PSG visita o Galatasaray em Istambul, enquanto o Tottenham recebe o Bayern de Munique, em Londres. Todos estes jogos estão marcados para às 16h.

Estreia de ‘Coringa’
Depois das interpretações marcantes de Jack Nicholson e Heath Ledger – além da esquecível atuação de Jared Leto -, é a vez de Joaquin Phoenix viver o mais famoso vilão do mundo dos quadrinhos no cinema. O longa dirigido por Todd Phillips (Cães de Guerra) promete apostar em uma versão mais humanizada do palhaço, buscando a origem de sua loucura. Coringa estreia na quinta-feira credenciado por boas críticas e pelo prêmio principal no Festival de Veneza. A produção, porém, também preocupa as autoridades americanas, que temem que o niilismo do personagem inspire extremistas, como aconteceu no ataque em Aurora, no Colorado, em 2012.

Mais Rock in Rio
O festival retorna na quinta-feira para a segunda semana semana de shows. Neste dia, o destaque fica por conta do Red Hot Chili Peppers. A noite de sexta-feira será do rock pesado, com apresentações de Iron Maiden e Sepultura. No sábado, as atrações são as cantoras Anitta e Pink. A banda Imagine Dragons sobe ao palco no domingo. Mais de 700 mil pessoas devem comparecer e se espalhar ao longo de 385 mil metros quadrados do espaço.

Continua após a publicidade

Publicidade